A morte de Rubens Ewald Filho aos 74 anos de idade

Morreu no último dia 19 de junho, aos 74 anos de idade, exatamente no Dia em que se comemora o Cinema Brasileiro, o crítico de cinema, apresentador, roteirista e  autor de novelas, Rubens Ewald Filho.

Ele estava internado desde o dia 23 de maio, quando desmaiou e sofreu uma queda em uma escada rolante em um shopping de São Paulo, no Hospital Samaritano.

Rubens Ewald Filho, também conhecido como o Senhor Oscar, era uma figura constante na transmissão anual de premiação do “Oscar”, o maior prêmio do cinema mundial e esbanjava conhecimento da sétima arte em cada transmissão que ele fazia na TV Globo ou no canal TNT das cerimônias de premiação.

Como roteirista e autor ele escreveu com Silvio de Abreu a novela “Éramos Seis“, exibida na TV Tupi na década de 1970 e no SBT na década de 1990 e também a minissérie “O Pátio das Donzelas” na TV Cultura, além dos roteiros para os filmes “A Árvore dos Sexos” e “Elas são do Baralho“.

Foi crítico de cinema em diversos veículos de comunicação como Rede Globo, SBT, Grupo Record, TV Cultura, revista Veja, rádio Jovem Pan e no jornal “Folha de S. Paulo”. Na década de 70, escreveu o “Dicionário de Cineastas“, referência para todos os amante do cinema.