A morte de Rubem Fonseca aos 94 anos de idade

O escritor Rubem Fonseca, de 94 anos, morreu no último dia 15 de abril, noa cidade do Rio de Janeiro. Ele sofreu um infarto no final da manhã em seu apartamento, no bairro do Leblon.

Rubem Fonseca chegou a ser levado para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde os médicos tentaram reanimá-lo sem sucesso.

Ele era uma dos mais prestigiados e premiados contistas e romancistas brasileiros. Mineiro de Juiz de Fora, era formado em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A estréia como autor foi na década de 1960 com o livro de contos “Os Prisioneiros”, em 1963. Na sequência vieram “A Coleira do Cão” e “Lúcia McCartney”, que virou filme em 1970 estrelado por Adriana Prieto.

Uma das obras de maior destaque do escritor, o livro de contos “Feliz Ano Novo”, lançado em 1975, foi recolhido pela censura no ano seguinte, e a liberação só ocorreu em 1989, após uma batalha judicial sob a acusação de que a publicação era contrária à moral e aos bons costumes.

Com o conto “O Cobrador”, conquistou o Prêmio Status de Literatura Brasileira de 1978. Também teve reconhecimento nacional com o romance “Agosto”, de 1990, que trata das tramas políticas que culminaram com o suicídio do presidente Getúlio Vargas. O romance foi adaptado para a TV e virou minissérie na TV Globo em 1993, estrelada por José Mayer, Vera Fischer e José Wilker.

Um dos temas preferidos por Rubem Fonseca nos últimos trabalhos era a violência urbana. Seu último romance foi “José”, lançado em 2011, e o último de contos e crônicas foi “Carne Crua” em 2017.