Morre Xênia Bier, precursora de programas femininos

Morreu no último dia 24 de agosto, a apresentadora Xênia Bier, aos 84 anos, devido a complicações causadas pelo mal de Alzheimer.

Nascida Vilma Barreto, ela assumiu o nome artístico de Xênia Bier e foi  atriz, jornalista e uma precursora e das mais importantes apresentadoras de TV e de programas femininos.

Estreou na TV Cultura, em 1956, apresentando o programa “Light Convida”. Depois se transformou em atriz e atuou na década de 1960 nas novelas “Escrava do Silêncio” (1965); “O Moço Loiro” (1965) e “As Professorinhas” (1968).

Mas o sucesso na TV veio com suas opiniões e posições polêmicas e a defesa da mulher em vários programas da nossa TV. Esteve à frente do “Xênia e Você”, na TV Bandeirantes por vários anos na década de 1970, e na década de 1980 teve participação de destaque no programa “TV Mulher”, da TV Globo, que também contava com Marília Gabriela na apresentação.

Atuou também na Rede Manchete e no “Mulheres”, da TV Gazeta. No rádio, esteve na Bandeirantes e na Capital. Nos últimos anos, escrevia colunas para os sites “Ana Maria” e “M de Mulher”.