Morre o diretor de Teatro e TV, Kiko Jaess

Morreu no último dia 25 de maio, em São Paulo, o diretor, dramaturgo, produtor e professor de interpretação Kiko Jaess, vitimado por um câncer.

Nascido Jorge Liered Jaess, ele era de Presidente Prudente, interior de São Paulo e filho de imigrantes húngaros e búlgaros.

Formado pela Escola de Comunicação e Arte – ECA USP, ele trabalhou como diretor, autor e produtor nos palcos paulistas por mais de 40 anos e dirigiu mais de 50 peças e vários especiais de televisão, principalmente na TV Cultura.

Trabalhou por muito anos no Teatro Paiol e a convite de Antunes Filho foi para a TV Cultura cuidar dos teleteatros da emissora na década de 1970.

Kiko Jaess fez montagens expressivas nos palcos paulistas e cariocas e dirigiu grandes atores como  Antônio Fagundes, Laura Cardoso, Lilian Lemmertz, Denise Stoklos, Beatriz Segal, Arlete Sales, Xuxa Lopes, Walmor Chagas, Eva Vilma, Nuno Leal Maia, Paulo Betti e Sérgio Mamberti, entre muitos outros.