Ivani Ribeiro faz sua primeira incursão no sobrenatural

Precursora em novas ideias e formatos para a nossa premiada teledramaturgia, a TV Excelsior foi um vasto laboratório para que autores arrojados e talentosos como Ivani Ribeiro fizessem história na telinha, criando enredos fantásticos a partir de temas que a TV ainda não havia explorado.

Modismo hoje no cinema e nas novelas globais das 18 horas, a primeira novela a falar do sobrenatural e levemente do espiritismo foi uma criação de Ivani Ribeiro para o horário das 19h30 do nosso canal 9 e que se chamou “O Terceiro Pecado” e estreou em janeiro de 1968.

A atriz Nathalia Timberg vinha dos palcos para brilhar na telinha interpretando a figura da Morte, que enviava à Terra um mensageiro, o sempre ótimo Gianfrancesco Guarnieri, com a missão de levar para o outro lado uma jovem bonita e bondosa, Carolina, papel que deu a Regina Duarte, loira nessa época, a chance de se tornar a heroína incontestável das nossas novelas. Sua Carolina foi a precursora das namoradinhas do Brasil que a atriz viveria, uma atrás da outra, até quase o final dos anos 1970 quando Regina Duarte deu um basta e foi viver a revolucionária Nina na TV Globo.

O mensageiro propõe à Morte uma troca pela irmã má de Carolina, outra interpretação marcante de Maria Isabel de Lizandra, porque acaba se apaixonando por Carolina, e aí começa uma negociação entre a vida e a morte já que a nossa heroína não pode cometer mais do que dois pecados na Terra. O terceiro seria a sua passagem, sem reclamações ou mais negociações, para o outro lado.

Um tema complexo e “estranho” para as telespectadoras e noveleiras em plena década de 1960, mas que Ivani Ribeiro soube conduzir magistralmente e que se transformou em mais um grande sucesso na carreira da autora e da teledramaturgia da TV Excelsior. Muito bem dirigida pela dupla Carlos Zara e Wálter Avancini, a novela ficou seis meses no ar e rendeu memoráveis interpretações para Nathalia, Gianfrancesco, Regina, Lizandra e ainda Stenio Garcia como um surdo-mudo; Paulo Goulart, Yara Lins, Edgard Franco e Lilian Lemmertz, entre muitos outros.

A produção da Excelsior deixou uma marca tão importante na história das nossas telenovelas na década de 1960, que a TV Globo produziu um remake da mesma, adaptado pela própria Ivani, em 1989, e que recebeu o nome um tanto quanto estranho de “O Sexo dos Anjos”, com Isabela Garcia no papel que foi de Regina Duarte anteriormente.