Público-Alvo


 

PROFISSIONAIS

Os profissionais que trabalho em rádio e televisão de modo geral, inclusive os que começaram a pouco. Radialistas, jornalistas e todos que trabalham na área.

 

 

 

 

PIONEIROS

São os profissionais de televisão que a criaram, estendendo-se aos que também atuaram nas primeiras três décadas, de 1950 a 1980 – o período de consolidação total e expansão da TV no Brasil. Foram os pioneiros que começaram a associação, nos anos 1990.

 

 

 

 

INCENTIVADORES

São pesquisadores, telespectadores, críticos de rádio e televisão, classes relacionadas que colaboram com a área, como todos que incentivam e prestigiam nossa radiodifusão. Todos que são “a favor” da TV, “pró-TV”.

 

Evolução da marca

 


Veja abaixo todos os logos da Pró-TV, que representam as fases de nossa história.

  • 1995-19991º logotipo


    Primeira logomarca da associação, criada após sua criação. Simbolizava a evolução da tela do televisor. Era a fase da “APITE” – Associação dos Pioneiros da Televisão. Criador do logotipo: Mario Fanucchi
  • 1999-20002º logotipo


    Por ocasião do início das comemorações do cinqüentenário da TV no Brasil, Cyro Del Nero criou este logo. Foi o primeiro da “APPITE” – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira. Criador do logotipo: Cyro Del Nero
  • 2000-20033º logotipo


    Em 2000, durante as comemorações dos 50 anos da TV, o nome e marca “Pró-TV” foi adotada, aposentando o “APPITE”. Apenas em 2001 que o logo foi utilizado regularmente. Simbolizava a ascensão da TV, que ultrapassava os limites da tela do televisor. Criador do logotipo: Luiz Fernando Gasparotto
  • 2003-20104º logotipo


    Por conta da criação do Espaço Cultural Pró-TV, no Sumaré, em junho de 2003, o logo foi modificado. Ele tinha como base as barras do televisão (colorbar), cortadas pelo nome da associação. Criador do logotipo: Luiz Fernando Gasparotto
  • 2010-20115º logotipo


    Foi criado pela agência Rino Com e utilizado durante as comemorações dos 60 Anos da Televisão Brasileira. A ideia foi modernizar o logo, abandonando as tradicionais barras horizontais coloridas (colorbar), que são cada vez menos utilizadas pelas emissoras. Criador do logotipo: Agência Rino Com
  • 2011-Atualidade6º logotipo


    A logomarca atual da Pró-TV, criada em 2011, foi confeccionada e doada à associação pela Rede Globo de Televisão, com design realizado por Hans Donner e a equipe de Computação Gráfica da emissora. Naquele ano, a Globo tornou-se uma das mantenedoras da Pró-TV. Criador do logotipo: Hans Donner
 

Conquistas

DIA NACIONAL DA TV

Anualmente, nossa principal atividade é comemorar o Dia Nacional da TV (18 de setembro). É a data em que chegou a televisão no Brasil, em 1950, através da pioneira TV Tupi. Hoje a associação representa a memória de todas as emissoras de rádio e televisão. O rádio e as novas mídias fazem parte do mesmo contexto, uma vez que suas histórias são ligadas a da televisão. Fixar a data no calendário oficial brasileiro foi uma luta da Pró-TV, conseguida através do apoio do Governo Federal, em 2001. A Pró-TV, ainda sob o nome de “APPITE” começou a batalhar pela criação da data desde que foi criada. Em 2000, ano do cinquentenário da TV no Brasil, o projeto passou a dar frutos:

  1. O vereador Ricardo Tripolli conseguiu instituir o Dia Municipal da Televisão, para cidade de São Paulo.
  2. Depois, em 18 de setembro, o deputado estadual Afanásio Jazadji fez com que se tornasse Dia Estadual da Televisão, para toda São Paulo. A sessão solene, que reuniu um grande número de pioneiros, todos homenageados.
  3. E em 18 de setembro de 2001, o deputado federal Duílio Pisaneschi conseguiu em Brasília criar o Dia Nacional da Televisão. Uma comitiva de pioneiros foi até lá, à Câmara dos Deputados. Estavam presentes grandes nomes como Vida Alves (presidente da Pró-TV), Paulo Cabral de Araújo (Diários Associados), Paulo Machado de Carvalho Neto (ABERT), Mauro Salles, Maestro Júlio Medaglia, Geórgia Gomide e Marcos Plonka.