E chegou o Dia da Televisão Brasileira! 18 de setembro

setembro 18, 2012 em História da TV, Institucional

Vida Alves e a Pró-TV

Leiam abaixo o texto que a presidente da Pró-TV, Vida Alves, escreveu em homenagem ao Dia Nacional da Televisão . Ele é dedicado a todos vocês. Compartilhem!

E CHEGOU O DIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA! 18 DE SETEMBRO

Foi em 18 de setembro de 1950, que a TV Tupi-Difusora foi inaugurada na capital paulista, por Assis Chateaubriand, o jornalista nordestino, maior empresário das comunicações da época.

Conseguiu ele espalhar pelo país, todos os veículos de comunicação, ou seja: emissoras de rádio, jornais, revistas, de circulação nacional, e por fim: emissoras de televisão.
Só em São Paulo, Chatô, como era chamado, o “big boss”, possuía o Diário de São Paulo, o Diário da Noite, a Rádio Tupi, a Rádio Difusora, a TV Tupi, e mais tarde a TV Cultura e a Rádio Cultura.

Com o passar dos anos, e com a criação e seu registro, a Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, achou por bem conseguir que fosse decretado o Dia Nacional da Televisão. A diretoria da entidade, procurou os amigos em Brasília, e conseguiu que o deputado federal Duílio Pisaneschi entrasse com o requerimento solicitando a decretação da data. Isso foi conseguido, quando era presidente da Câmara dos Deputados Federais: Aécio Neves.

A caravana de São Paulo, após a promulgação da lei, foi recebida na residência do deputado mineiro, com todo o carinho e respeito, para um coquetel. A partir de então, o dia 18 de setembro passou a ser reconhecido como o Dia Nacional da TV, em âmbito nacional.

Felizes, aqui estamos então, comemorando a data, sabedores do prestígio que tem, para todos os brasileiros, esse veículo de comunicação, que diverte, ilustra e une a todos nós deste país, que é a TELEVISÃO!

Comemoramos então, felizes e unidos, o 18 de setembro, homenageando a televisão, que pertence a todos nós!

Vida Alves
Presidente – Pró-TV