Há 68 anos nascia a televisão brasileira

Exatamente a 68 anos nascia a primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi de São Paulo, fundada em 18 de setembro de 1950 pelo empresário Assis Chateaubriand.

A TV Tupi de São Paulo era transmitida no canal 3 e só foi ao ar graças à garra e ao trabalho árduo de uma pequena equipe que carinhosamente chamamos de os pioneiros da televisão brasileira.

Como dizia Raul Seixas, “Sonho que se sonha só / É só um sonho que se sonha só / Mas sonho que se sonha junto é realidade” …e assim o sonho de Chateaubriand se tornou realidade para os brasileiros porque um grupo de abnegados transformou o que parecia um sonho distante em uma perfeita realidade.

A esses pioneiros da Televisão Brasileira: Homero Silva, Lolita Rodrigues, Lima Duarte, Yara Lins, Cassiano Gabus Mendes, Wálter Forster, Wilma Bentivegna, Mazzaropi, Geny Prado, João Restiffe, Ivon Cury, Hebe Camargo, Mário Alderighi, Jorge Edo, Demerval Costa Lima, Rosalina Coelho Lisboa, Aurélio Campos e a nossa querida Vida Alves, que tanto lutou pela preservação da história da nossa TV, o nosso mais profundo agradecimento por aquelas primeiras imagens e primeiros programas  da  PRF-3 TV Difusora.

Em 1960, a TV  Tupi de São Paulo passou a ser o canal 4. E depois dela vieram a TV Paulista, a TV Record, a TV Excelsior, a TV Cultura, a TV Globo, a TV Bandeirantes, a TV Gazeta, a TV Manchete, a Rede TV e tantas outras espalhadas por todo este imenso Brasil.

Nossa gratidão aos pioneiros da TV brasileira e a todos aqueles que fizeram e fazem parte do dia a dia desse veículo tão poderoso que é a televisão. Parabéns a todos voces neste dia.

Rodolfo Bonventti