Gugu Liberato, personagem importante da história da TV

A TV brasileira perdeu inesperadamente e de forma muito abrupta um apresentador e animador de auditório que fez parte ativa da história da televisão brasileira nos últimos 30 anos.

Morreu em 22 de novembro, em Orlando, nos Estados Unidos, aos 60 anos, como consequência de um sangramento intracraniano, o apresentador Gugu Liberato.  Ele sofreu um acidente em sua casa ao mexer em um aparelho de ar condicionado instalado no sótão da casa em que vivia há meses com os três filhos e a médica Rose Miriam. Ele caiu de uma altura de cerca de quatro metros e não resistiu aos ferimentos.

A trágica morte de Gugu Liberato encerra a carreira de um dos mais importantes personagens da nossa televisão e enlutou todo o País. Atualmente ele estava no ar com o reality show Canta Comigo, na Record TV, mas sua presença na telinha tinha mais de 40 anos.

Antônio Augusto Moraes Liberato estrou na TV no SBT como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos. E foi com o auxilio de Silvio que ele se tornou um dos maiores sucessos da TV apresentando os programas Viva a Noite; Sabadão Sertanejo e Domingo Legal.

Chegou a liderar a audiência nos domingos com o seu programa Domingo Legal e foi também responsável pelo lançamento de vários grupos musicais como o Dominó e o Polegar. Ele estreou no comando do programa aos domingos à tarde em abril de 1988 e ele chegava aos 30/40 pontos com certa constância.

Paralelamente a esse grande sucesso, ele se manteve no ar nas noites de sábado. Em 1991, lançou o “Sabadão Sertanejo”, que depois recebeu o título apenas de “Sabadão”.

Ele era sinônimo de sucesso e lançou diversos discos, assinou colunas em revistas e jornais e participou de filmes de grande bilheteria ao lado de Xuxa, Angélica e Os Trapalhões.

Em junho de 2009, Gugu Liberato deixou o SBT e assinou contrato de oito anos com a Rede Record, onde passou a apresentar aos domingos o “Programa do Gugu”. Em fevereiro de 2015, outra estreia,agora do programa “Gugu” e em abril de 2018 passou a comandar o reality show “Power Couple Brasil”, um programa de competição entre casais. E em julho do mesmo ano, ele estrou o reality musical “Canta Comigo”.

No final dos anos 1990 ele criou o Parque do Gugu (que viria a ser o maior parque indoor da América Latina e, logo depois, em parceria com  Beto Carrero abriu o parque de diversões Fantasy Acqua Club.

Gugu Liberato vivia com a médica Rose Miriam Di Matteo e os três filhos: João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sofia, de 15 anos. Seu corpo foi velado e enterrado no Brasil e seu velório, na Assembléia Legislativa de São Paulo, reuniu personalidades e um grande número de fãs do apresentador.

Rodolfo Bonventti