PRÓ-TV

Francisco Cuoco, o eterno galã das novelas globais



Nossa homenagem ao ator Francisco Cuoco, que aos 85 anos de idade, está completando 60 anos de carreira, e uma carreira das mais bem sucedidas, com mais de 50 participações em novelas e minisséries, muitas peças de teatro e nove filmes.

De origem humilde, entrou em contato com a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita e decidiu ser ator. Estreou no Teatro Brasileiro de Comédia e depois foi para a Companhia Teatro dos Sete, onde atuou sob a direção de Gianni Ratto e Fernando Torres.

Em 1964 ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no teatro pelo seu papel na peça “Boeing Boeing” e em 1965, na TV Record, fez a primeira novela: “Renúncia” de Wálter Negrão.

Se tornou um ídolo nacional ao viver o dr. Fernando, o protagonista da novela “Redenção”, na TV Excelsior, ate hoje a novela mais longa da tv brasileira, com 596 capítulos exibidos.

Ainda na Excelsior ele fez o papel central em “Sangue do Meu Sangue” em 1969 e, em seguida foi para a TV Globo onde participou de grandes sucessos como “Assim na Terra como no Céu”; “O Cafona”; “Selva de Pedra” ao lado de Regina Duarte; “O Semideus”; “Pecado Capital”; “Duas Vidas”; “Os Gigantes”; “O Astro”; “Sétimo Sentido”; “Eu Prometo”; “O Outro”; “O Salvador da Pátria”; “Lua Cheia de Amor”; “Deus nos Acuda”; “O Clone”; “As Filhas da Mãe” e “América”, entre muitas outras.

No cinema ele se destacou em “Anuska, Manequim e Mulher”; “Gêmeas”; “Traição”; “Cafundó” e “Os Xeretas”.

Francisco Cuoco continua na ativa e recentemente esteve nas novelas “Sol Nascente” como Gaetano; “Pega Pega” como seu Chico e “Segundo Sol” onde viveu Nestor Maranhão.

 

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais