TOPSHOT - Brazilian film director Kleber Mendonca Filho (L) delivers a speech next to French director Ladj Ly (R) after Ly, Filho and Dornelles shared the Jury Prize respectively for their films "Les Miserables" and "Bacurau" on May 25, 2019 during the closing ceremony of the 72nd edition of the Cannes Film Festival in Cannes, southern France. / AFP / Valery HACHE

Filme “Bacurau” ganha Prêmio do Júri em Cannes

O cinema brasileiro está em festa: terminou o Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes do mundo, e, pela primeira vez, o Brasil conquistou dois dos mais significativos prêmios da mostra: o filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Sonia Braga no elenco,  ganhou o Prêmio do Júri na competição oficial, enquanto na mostra paralela Um Certo Olhar, “A vida invisível de Eurídice Gusmão foi eleito o melhor filme.

Além dos dois premiados, o cinema brasileiro esteve presente em Cannes com mais três filmes que tinham alguma participação nacional, incluido aí o mais recente do veterano cineasta italiano Marco Bellochio, “O traidor”, coproduzido pelos irmãos Caio e Fabiano Gullane, produtores brasileiros.

Diretor de “Bacurau”, Juliano Dornelles dedicou o prêmio, muito emocionado, “a todos os trabalhadores do Brasil, da ciência, da educação e da cultura”.

Em um momento tão conturbado para a cultura brasileira, a vitória dupla em Cannes premia realizadores e diretores que seguem adiante com muita raça e vontade, apesar dos percalços que a nossa cultura está sofrendo.