Fernanda Montenegro, a grande dama da nossa dramaturgia

Considerada a mais premiada atriz brasileira em atividade, Fernanda Montenegro, aos 89 anos de idade , está comemorando 69 anos de profissão, que ela começou como locutora na Rádio MEC, no Rio de Janeiro.

Ali, no “Teatro da Mocidade”, ela estreou com o espetáculo “Nuestra Natascha”, e posteriormente foi para o Teatro Ginástico. Depois de ser locutora e rádio atriz, Fernanda estreiou profissionalmente na peça “Alegres Canções nas Montanhas” ao lado de Fernando Torres, em 1950.

O casal se uniu em 1953 e da união que durou até a morte do ator, em 2008, vieram dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres.

A estreia na televisão aconteceu na TV Tupi do Rio, em 1951, nos teleteatros da emissora e o primeiro prêmio de melhor atriz veio em 1952 com o espetáculo “Está lá fora um inspetor”, como atriz revelação.

Esteve no “Grande Teatro Tupi” e depois passou pela TV Excelsior, TV Cultura, TV Rio e TV Globo, onde permanece como contratada desde 1981 quando fez a novela “Brilhante”. Fernanda é considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, tendo recebido diversos prêmios ao longo da carreira e também foi a primeira atriz latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho no filme “Central do Brasil” em 1998.

Fernanda Montenegro também foi a primeira brasileira a ganhar o Prêmio Emmy Internacional na  categoria de melhor atriz pela sua atuação no seriado “Doce de Mãe”, em 2013. Ela também  ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1998 pela interpretação de Dora no filme “Central do Brasil”.

Nossa homenagem à grande estrela e diva Fernanda Montenegro.