Centro de Memória Pró-TV

Participe

O QUE A GENTE FAZ E VOCÊ NEM IMAGINA

Você conhece a Pró-TV? Sim. Ok. Acha até bonito o trabalho que ela faz, de preservar a memória da televisão, relembrar sua trajetória, etc. Tá... É uma causa louvável, mas será que é só fazemos isso? Não!

Fazemos parte da sua vida e talvez você nem se dê conta disso.

Você acha que é por acaso que a Pró-TV tem um nome tão amplo? Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira. Não... Existimos para colaborar com todo esse pessoal.

Então vamos falar um pouco sobre cada um deles.

PIONEIROS

A categoria de Pioneiros, de quem começou e ergueu nossa televisão, nos passará grandes informações, depoimentos, experiências.
Graças a eles criamos e ampliamos nosso acervo a cada dia... Fotos, vídeos, equipamentos... Uma riqueza para cultura brasileira. Além disso, com suas histórias e da dos demais profissionais, criamos mais de 5.000 biografias, disponíveis em nosso www.museudatv.com.br.

A importância deles é vital. Preservar seus conhecimentos e o espírito do que construíram é o propósito que nos move desde 1995, ano em que a Pró-TV foi fundada como “APITE - Associação dos Pioneiros da Televisão”.
Eles num deram e continuam nos dando base para colaborar com as demais categorias de associados.

PROFISSIONAIS

A categoria de Profissionais engloba aqueles que ainda estão em atividade. Sim, obviamente, também os pioneiros que continuam trabalhando.

Para essa categoria desempenhamos um trabalho diário e frequente, que cresce a cada dia. A Pró-TV possui um CENTRO DE
MEMÓRIA E REFERÊNCIA, no www.museudatv.com.br/centrodememoria/

Atendemos a profissionais de todas as áreas da comunicação, emissoras, produtoras independentes (de vídeo, cinema, propaganda), grupos de teatro, rádios, revistas, jornais e portais de Internet. Vai muito além de relembrar para eles a memória da radiodifusão, mas também auxiliá-los no seu dia a dia. Vamos dar alguns exemplos:

- O figurinista precisa de referências de roupas, das mais diversas épocas.

- O cenógrafo e o produtor de arte, de objeto, precisa reconstruir cenários e também ver os objetos que estarão em cena. Recriar revistas antigas, ver design de objetos e muito mais.

- O autor, o roteirista precisa de pesquisa de texto para contextualizar uma época, uma citação em falas, que serão posteriormente usadas pelos atores, sob o auxílio de um diretor, um assistente de estúdio. Isso também poderá ajudar um preparador de elenco, o elenco de apoio e os figurantes, um continuísta e todos que estão relacionados à dramaturgia.

- No jornalismo, o redator precisa de dados para uma pauta, assim como repórter e um produtor. Além deles, a área toda precisa também de contatos de personalidades, de pessoas que viveram outras épocas, de base para matérias que vão de memória do circo até costumes das donas de casa, de crimes, documentários, propagandas, aniversário da cidade, trajetória de artistas e homenagens a eles (em vida ou póstumas)... Tudo que puderem imaginar.

Todo esse tipo de consultoria é prestada pela Pró-TV, com apoio de seu rico acervo, e influi diretamente no seu trabalho. Você imaginava isso?

Já prestamos consultoria para programas de auditório, variedades, telejornais, novelas, séries e minisséries e de todos os formatos. Apresentamos abaixo algumas das produções que colaboramos:

INCENTIVADORES

Já a categoria de Incentivadores engloba telespectadores, pesquisadores, acadêmicos, escritores (incluindo biógrafos), profissionais de áreas relacionadas (como historiadores) e todos que são a favor da televisão. Essa área “bebe” na fonte certa. Mais que apenas ser a base de suas pesquisas, proporcionamos também o cruzamento de informações, o que não acontece em outras instituições culturais que preservam o audiovisual. Levantamos junto ao material físico (foto, vídeo, matérias impressas, áudios, etc.) novas informações com profissionais da área (pioneiros e atuais), que colaboram voluntariamente para esse processo, porque acreditam na causa e na necessidade de preservar a memória do audiovisual no Brasil.

Aos telespectadores, muitos podem relembrar momentos de nossa televisão que estão guardados na memória e que ainda existem. Quando não existem em nosso acervo, damos o encaminhamento certo para que consigam resgatar suas lembranças em acervos parceiros.

AÇÃO SOCIAL

A Pró-TV ainda possui ações sociais:

- Realizamos confraternizações entre profissionais, homenagens, encontros e levantamos a bandeira de projetos que tenham a ver com a nossa causa. Mais que profissionais da área, temos aqui reunidos amigos de anos, gente que conviveu lado a lado todos os dias.

- No falecimento de algum profissional, quando visto com a família e colegas que não há condições de ter local para sepultá-lo, possuímos no Cemitério do Morumbi dois túmulos.

- Para os pioneiros, com apoio do Sindicato dos Radialistas de São Paulo, quando possuímos, fornecemos dados para comprovação de vínculo em emissoras antigas – algumas, como TV Excelsior, TV Record e TV Paulista não possuem mais o livro de registro, queimados em incêndios. Isso auxilia na comprovação do direito à aposentadoria, junto ao INSS.

Essa é a Pró-TV. Esse é o trabalho que você ajuda a manter com sua doação.

Colabore você também:

ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DA TV
Banco Bradesco (237)
Agência 0422
Cc: 76366-7
CNPJ: 00858793/0001-84

Seja nosso sócio. Mande um e-mail para nós aqui

_________________________________

Leia mais: CONHEÇA A PRÓ-TV


Copyright© 2010 Pró-TV Desenvolvido por HCI