Castelo Rá-tim-bum volta em nova exposição

O Memorial da América Latina e o Governo do Estado de São Paulo inauguram no dia 31 de março (sexta-feira), às 19h, a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo – megaprodução que promete ser uma das grandes atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo. O projeto tem como parceiros a TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, que produziu e exibiu uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, e a Caselúdico, empresa referência na montagem de grandes exposições e responsável por toda a cenografia.
 O grande diferencial da exposição no Memorial é que o público terá a chance de entrar num Castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.

O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, desde o lado externo – porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento – até a cenografia dos ambientes interiores, proporcionando verdadeira experiência, em que o público se sentirá no castelo da TV.

O presidente do Memorial, Irineu Ferraz, acredita que este é um projeto inovador e lembra que o Memorial tem expertise na montagem de grandes atrações, como a Vila do Chaves, que levou mais de 200 mil pessoas à Barra Funda em 2016. Por isso, Ferraz aposta que o Castelo atrairá visitantes de outros estados e do exterior.

Além da atração em si – acrescenta o dirigente –, “a preocupação do Memorial era trazer uma grande exposição acessível para todos, com preço popular, e isso só foi possível com o apoio de parceiros na realização do evento Trazemos o Castelo para comemorar o aniversário de 28 anos do Memorial da América Latina e pela relação de afeto dos fãs com o seriado, assim teremos uma exposição grandiosa do tamanho que o público merece”.
Visitação/Ingressos – A exposição ficará aberta ao público das 9h às 22h, de terça-feira a domingo. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 18/3 (sábado), das 10h às 20h, na bilheteria especial do Espaço Gabo (portões 8 e 9).

As pessoas que forem ao Festival da Coxinha e do Frango, nos dias 18 e 19/3, poderão presenciar a finalização da construção do Castelo.

A partir de segunda-feira (20/3), os ingressos também poderão ser adquiridos pelo www.ratimbumocastelo.com.br, com direito de escolha do dia e horário da visita.

Memorial abriga nova exposição do Castelo
História – Considerado um dos grandes sucessos da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997. Com 90 episódios, a série é considerada paradigma na programação infantil da televisão brasileira. Ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1994 e virou filme em 1999. A arquitetura da maquete do Castelo foi inspirada no estilo modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que projetou a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona.