< BIOGRAFIAS | VOLTAR
VERA GIMENEZ

BIOGRAFIA DE VERA GIMENEZ O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Vera Regina Oliveira Gimenez é o nome completo da atriz Vera Gimenez. Ela nasceu na capital paulista em 14 de setembro de 1948. Sua carreira  iniciou-se na Televisão Excelsior, em 1967, quando atuou na novela:"Os Fantoches". Em 72, na mesma emissora, fez:"Tempo de Viver".

Em 71, começou a fazer cinema. Nesse ano atuou nos filmes: "Tô na Tua, Ô Bicho"e "Lua de Mel e Amendoim". Em 72 fez:"A Difícil Vida Fácil". Em 73, mais quatro filmes:"Um Edifício Chamado 200", "A Filha da Madame Bettina", "O Descarte",e "Obsessão". Em 74 fez:"O Marginal"e "O Mau Caráter". Em 75 fez os filmes:"As Loucuras de Um Sedutor" e "Nós, os Canalhas".Ao mesmo tempo , participou nesse ano na novela: "Escalada", da Rede Globo.Em 76, participou de quatro filmes:"Ninguém Segura Essas Mulheres","Já Não Se Faz Amor Como Antigamente","A Noite dos Assassinos" e "O Homem de Papel".

E nesse mesmo ano , fez na Rede Globo , as novelas:"Anjo Mau" e"Duas Vidas". Em 77  participou do filme:"Os Amores da Pantera".Em 79:"Eu Matei Lúcio Flávio". Em 1980, fez o filme:"Por que as Mulheres devoram os Machos".E a novela global: "Marina". Em81 atuou no filme:"O Torturador". Em 83:"A Freira e a Tortura" e a novela: "Guerra dos Sexos". Em 84 atuou no filme:"A Filha dos Trapalhões", e nas novelas da Rede  Globo: "Amor com Amor se Paga",e "Livre Para Voar". Em 86, fez a novela:"Anos Dourados". No ano de 89, atuou no filme:" Solidão, Uma Linda História de Amor". Depois disso ficou só em televisão. Atuou em 93 em:"Contos de Verão". Em 95: "A Próxima Vítima". Em 97, fez:"Você Decide". Em 2006, participou no SBT de "Cristal". Em 2007:" Donas de Casa Desesperadas", na Rede TV. Em 2008, fez a novela:"Amor e Intrigas", na Rede Record de Televisão.  E em 2010, participação especial na novela "Uma Rosa com Amor", no SBT.

Vera Gimenez foi casada com o ator Jece Valadão. É mãe da apresentadora Luciana Gimenez e do ator Marco Antônio Gimenez. Jece Valadão, segundo Vera, foi o grande incentivador de sua carreira, embora já tivesse participado de dois filmes, quando o conheceu.