< BIOGRAFIAS | VOLTAR

PAULO VANZOLINI

BIOGRAFIA DE PAULO VANZOLINI PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

O nome completo do compositor Paulo Vanzolini é Paulo Emílio Vanzolini. Ele nasceu em São Paulo, capital, em 25 de abril de 1924. Ele é compositor e também zoólogo. 

É  ainda um dos idealizadores da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP, e colaborador ativo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo- USP. 

Quando Paulo tinha apenas quatro anos de idade, seu pai, que era engenheiro, foi para o Rio de Janeiro com a família. Mas voltaram a São Paulo dois anos depois. Paulo cursou o primário no Colégio Rio Branco e o ginásio em uma escola pública. Em 1942, ingressou na Faculdade de Medicina da USP. Passou a freqüentar rodas boêmias, junto aos colegas e a compor sambas. Em 1944, deixou a casa dos pais e foi trabalhar com o primo Henrique Lobo na Rádio América de São Paulo( que se chamava Rádio Cosmos), no programa: “ Consultório Sentimental” de Cacilda Becker. Mas foi convocado para o Exército e teve de abandonar o trabalho e os estudos. Dois anos depois, retomou o curso de medicina. Foi lecionar no Colégio Bandeirantes. Começou então a trabalhar no Museu de Zoologia da USP. Formou-se em 1947 e se casou em 1948, com Ilse. 

Em 1949, foi para os Estados Unidos e obteve doutorado em Zoologia , pela Universidade de Harvard. 

Em  1951, por insistência do amigo Geraldo Vidigal,publicou seu 1º livro “ Lira de Paulo Vanzolini” e compôs o samba: “ Ronda”. 

Em 1953, a convite de Raul Duarte, foi trabalhar na TV Record, produzindo o programa de Araci de Almeida. Em 53 mesmo, o cantor Bola gravou: “ Ronda”. Em 1959, o dono da Boate Zelão,José Henrique, mostrou ao cantor Noite Ilustrada, o samba: “ Volta Por Cima”. Em 1963, o cantor a gravou, pela Philips; Foi estrondoso sucesso. Nesse mesmo ano, Paulo Vanzolini foi nomeado diretor do Museu de Zoologia. Em 1967, Luiz Carlos Paraná e Marcus Pereira, produziram  o LP com composições inéditas de Vanzolini, só conhecidas pelos amigos. 

Prêmios e Láureas: Vanzolini recebeu inúmeros prêmios. Entre eles: a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. 

Recebeu ainda muitos táxons, que são os nomes dados às descobertas científicas de animais, enfim , prêmios na área de biologia. Recebeu mais de quinze táxons. 

Livros publicados: Publicou cinco livros, sendo três deles científicos. 

Documentários: Paulo Vanzolini filmou três documentários. Os dois primeiros da área científica e o terceiro sobre sua obra musical.

Discografia: Em 1967, lançou: “ Onze Sambas e Uma Capoeira”. Em 74: “ A Música de Paulo Vanzolini”. Em 81: “ Por Ele Mesmo” . E em 2003: “ Acerto de Contas”.