< BIOGRAFIAS | VOLTAR
MILTON MORAES

BIOGRAFIA DE MILTON MORAES PARA O MUSEU VIRTUAL DA TELEVISÃO BRASILEIRA

  Manoelito Soares Moraes é o nome todo do ator Milton Moraes, nascido em Fortaleza, em 4 de Setembro de 1930.  Desde garoto gostava muito de arte e, aproveitando um circo que passou pela cidade, lá foi ele junto, de carona, sem saber direito o que queria. A caravana parou na Bahia e o grupo se desfez. Decepcionado, o garoto pegou um ônibus e foi para o Rio de Janeiro, disposto a tentar a carreira de ator.

Procurou companhias de teatro e ingressou em uma, estreando nos palcos em 1948, em um espetáculo escrito por Amaral Gurgel. E Milton Moraes conseguiu trabalhar ao lado de grandes atores, como Fernanda Montenegro e Paulo Autran.  Em teatro participou  de muitas peças, algumas com sucesso muito grande. Fez:  "Pedro Mico"," Festival de Ladrões", " O Canto da Cotovia", " Casa de Chá de Luar de Agosto", " Venerável Madame Goneau", " Um Edifício Chamado 200", que  foi onde o ator teve maior sucesso, e várias outras.

Em  cinema, Milton Moraes também trabalhou muito e fez sucesso. Seu tipo preferido era quase sempre o rapaz de classe média, charmoso e preguiçoso, meio malandro e boêmio.  Ele atuou em mais de trinta filmes, entre os quais se pode salientar: " A Estrada", de 1956. " Assassinato em Copacabana", de1962." "Gimba, Presidente dos Valentes", em 63.  Nesse ano fez ainda:" A Montanha dos Sete Ecos".Em 66, fez: " "Nudista á Força". Em 67: " Mineirinho Vivo ou Morto". Em 67: " Perpétuo Contra o Esquadrão da Morte". Em 68: " Maria Bonita, Rainha do Cangaço". Em 69: " A Um Pulo da Morte".Em 70, fez: " É Simonal"  e " Os Senhores da Terra". Em 71:" O Barão Otelo no Barato dos Bilhões" e " Os Devassos". Em 73: " Sagarana, o Duelo" e " Os Homens Que Eu Tive"; Em 73: " Um Edifício Chamado 200", que foi seu maior sucesso. Em 76:

Em televisão,o ator Milton Moraes fez inúmeras novelas apenas na Rádio Globo.

Ele esteve em: " 22-2000-Cidade Alerta", em 1965.Em 69, fez: " O Retrato de Laura" e " Enquanto Houver Estrelas". Em 71: " Bandeira 2".Em 72: " O Bofe". Em 73: " Cavalo de Aço". Em 74: " O Espigão". Em 75: "Escalada". Em 76: " Saramandaia" e " Duas Vidas". Em 77: "Espelho Mágico". Em 78: " Dancin'Days". Em 79: " Feijão Maravilha" e " Cabocla". Em 80: " Água Viva" , " Marina" , " Coração Alado" e " Plumas e Paetês". Em 81: " O Amor é Nosso". Em 82: " Caso Verdade" , " O Homem Proibido" e " Final Feliz". Em 83: "Louco Amor". Em 84: " Amor Com Amor Se Paga"; Em 85: " A Gata Comeu" e " De Quina Para a Lua". Em 86: " Anos Dourados". Em 88: " Abolição". Em 90: " Rainha da Sucata" e " Meu Bem, Meu Mal". E em 91: " O Dono do Mundo".

Foi casado com as atrizes Glauce Rocha e Norma Blum. E em seguida com Mara Regina e Carlota Pauline.

Milton Moraes faleceu em 15 de fevereiro de 1993, na cidade do Rio de Janeiro.