< BIOGRAFIAS | VOLTAR
MARIA LYDIA FLANDOLI

BIOGRAFIA DE MARIA LYDIA FLANDOLI PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Maria Lydia se chama Maria Lydia Flandoli. Ela Nasceu em São Paulo, em 1944.

Menina muito inteligente, desde cedo queria ser jornalista. É graduada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, da capital paulista. Logo conseguiu emprego em  emissora de televisão e atuou sempre na área do jornalismo opinativo. Faz também rádio. Não satisfeita com seus próprios estudos, ela também graduou-se em Serviço Social e fez pós-graduação em Psicologia da Educação. É, portanto, uma das mulheres mais cultas da televisão brasileira.

Começou em rádio. Trabalhou na Rádio Jovem Pan, na Rádio Record,  e na CBN. Hoje (2011) está na Rádio Bandeirantes, já há alguns anos.

Em televisão, foi da TV Record,como comentarista do programa: " Record em Notícias" e do " Jornal da Record". Foi ainda âncora do programa: " Defenda-se", que foi o primeiro programa de televisão de defesa do cidadão.

Há 16 anos, Maria Lydia trabalha na Rede Gazeta. Durante dez anos, ancorou o programa: " Gazeta Meio Dia". Depois passou para o " Jornal da Gazeta", que é à noite, e onde está há quatro anos. Desde 2006, ancora o programa: " Em Questão", que vai ao ar às noites de domingo e onde ela, em época de eleições, entrevista os principais candidatos. A Rede Gazeta, que pertence à Fundação Cásper Líbero, sempre deu espaço para as discussões democráticas e é um fórum de exercício de cidadania. Vários programas com esse viés, estiveram sempre na grade da emissora.  São programas como o " Vamos Sair da Crise", " Fogo Cruzado", " Gazeta do Meio Dia" e o " Em Questão".

Maria Lydia está sempre à frente desses programas, e por isso ela é super considerada, pelos outros jornalistas, pelos fâs e pelos amigos.