< BIOGRAFIAS | VOLTAR
MARIA LUÍSA MENDONÇA

BIOGRAFIA DE MARIA LUÍSA MENDONÇA PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Maria Luísa Mendonça é uma atriz de televisão,teatro e cinema. Ela nasceu em 30 de janeiro de 1970, na cidade  do Rio de Janeiro. Ela é filha de uma artista plástica, que se chama Lígia Mendonça e de um advogado Newton Mendonça. A atriz tinha uma irmã mais velha, mas esta morreu em um acidente de carro, quando Maria Luísa estava com apenas 8 anos.

Maria Luísa Mendonça começou sua carreira artística em teatro,fazendo o papel de Alaíde, em " Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, em 1987. Depois fez: " Os Gigantes da Montanha" . Em  1992, fez:" Romeu e Julieta", onde ela era Julieta, personagem célebre  de Shakespeare. Fez o monólogo: " Valsa nº 6", em 1994. Em 2003, fez: "Os Sete Afluentes do Rio Ota", peça com cinco horas de duração.Em 2005, a atriz esteve á frente da produção da peça: " Essa Nossa Juventude".

Em televisão, Maria Luísa começou na Rede Globo, em 1993, fazendo um papel especial.Ela era a BUBA, hermafrodita da novela: "Renascer". Ganhou notoriedade e respeito, pela seriedade de sua interpretação. Ficou conhecida no Brasil inteiro.

Em 1995, a atriz participou do novela: "Explode Coração e da minissérie:" Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados". Em 98, fez: " Corpo Dourado". Em 2000, uma grande minissérie: "A Muralha". Em 2001, outra minissérie: " Os Maias".Nesse ano ainda fez: " Os Normais", um seriado., e " Sítio do Pica-Pau Amarelo".Em 2004, fez: " A Diarista" e a novela: " Senhora do Destino".Em 2005: " Carandiru, Outras Histórias". Em 2006: "Minha Nada Mole Vida". Em 2007: " Mandrake". Em 2008, fez os seriados: "Casos e Acasos" e  " Dicas de Um Sedutor" e a minissérie: " Queridos Amigos". Em 2009, Maria Luisa Mendonça esteve na novela:" Viver a Vida", de Manoel Carlos. Todos os trabalhos da atriz foram realizados na Rede Globo, menos " Mandrake ',  que foi na HBO. Ela fez também: " Os Contos da Meia Noite", na TV Cultura. Em 2011, fez ainda a segunda temporada do seriado "Aline" e apresentou a "Revista do Cinema Brasileiro", da TV Brasil. Em 2012, fez a série "Sessão de Terapia', no canal a cabo GNT. E em 2013, a novela da Globo, "Além do Horizonte".

Em cinema Maria Luiza já participou  de quase uma dúzia de filmes. Foram eles: " Quem Matou Pixote"; "Corazón  Iluminado";"As Três Marias"; " Carandiru"; " Jogo Subterrâneo";" O Magnata"; " Querô"; " A Mulher do Meu Amigo"; " Nossa Vida Não Cabe Num Opala"; " Se Eu Fosse Você 2", " A Mulher Invisível"e "O Homem do Futuro".