< BIOGRAFIAS | VOLTAR
JOSEVAL PEIXOTO

BIOGRAFIA DE JOSEVAL PEIXOTO PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

  Joseval Peixoto nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1938. Quando o garoto estava com  apenas dois anos, a família se mudou para a cidade de Rancharia, interior de São Paulo. E depois, mais uma vez mudou-se, mas então para Arapongas, interior do Paraná. Assim, o garoto Joseval foi estudar em um colégio interno em Paraguaçu Paulista, onde concluiu o ginásio.

Joseval logo mostrou interesse por rádio, pela carreira de comunicação. E começou a trabalhar, ainda garoto, na Rádio Clube Marconi, de Paraguaçu Paulista. Depois mudou-se para Presidente Prudente e então viu despertar em si a vocação para jornalista. Entrou na Rádio Presidente Prudente, onde lia crônicas, fazia radioteatro, era mancheteiro de jornal falado, apresentador de programas de auditório, locutor esportivo, locutor de carnaval e até palanqueiro, ou seja, locutor de comícios políticos, enfim : era pau pra toda obra

Mas  mudou-se  para a capital paulista e foi contratado pela Rádio Bandeirantes. Aí lhe veio também a oportunidade de prestar vestibular para Direito, o que fez com sucesso. Entrou na USP- Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que , além de ser a melhor, era grátis. Joseval Peixoto se formou  em 1965 e foi o orador da turma. Protelou, porém, o começo do trabalho como advogado, deixando para quando já fosse conhecido e consagrado em rádio, onde trabalhava.

A consagração veio com a Copa do Mundo do México, em 1970.Ao voltar do México, procurou um bom escritório para trabalhar. Chegou a ser promotor da Justiça Militar do Estado de São Paulo. Dois anos depois começou a advogar, dedicou-se ao juri, onde ficou por cerca de  dez anos e conviveu com grandes advogados, como Waldir Troncoso Peres, Raimundo Pascoal Barbosa, Márcio Thomaz Bastos e outros.

Passou depois a trabalhar na Rádio Jovem Pan  e ali ele é um dos âncoras do " Jornal da Manhã". Trabalha ainda no SBT, onde é âncora, desde Junho de 2011, do novo " SBT Brasil", ao lado de Rachel Sherazade.

Além de ser um dos nomes mais importantes do rádio brasileiro, como locutor opinativo, Joseval Peixoto compôs músicas. Entre elas, fez, ao lado de Geraldo Blota, a marchinha de carnaval: " Ói Nóis Aqui Traveis", grande sucesso popular.