< BIOGRAFIAS | VOLTAR
JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA

BIOGRAFIA DE JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

José Bonifácio Coutinho Nogueira  nasceu em 3 de dezembro de 1923, na capital paulista. Seu pai era o deputado Paulo Nogueira Filho, e sua mãe, dona Regina. José Bonifácio estudou Direito, e quando  estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ligou-se muito à política.

Participou ativamente das atividades universitárias e em 1945, foi eleito presidente da UNE, União Nacional  dos Estudantes . Também entrou para a UDN,União Democrática Nacional. Em 1958, a convite do então governador Carvalho Pinto, José Bonifácio assumiu a Secretaria de Agricultura do estado. Em sua gestão, foi construído o Ceasa e se iniciou a construção do Ceagesp. Ele criou também o Programa Revisão Agrária, método para incentivar agricultores a preservarem a terra.

Em 1962, foi candidato a governador de São Paulo, pela UDN, mas perdeu para Adhemar de Barros. Ele foi o primeiro presidente da Fundação Padre Anchieta. E dirigiu a TV Cultura, de 1969 , até 1972. Em 1975, José Bonifácio foi secretário da Educacão do estado. Ainda  no campo da comunicações, criou a EPTV, Empresa Paulista de Televisão, que se expandiu para fora do estado. Elas se tornaram afiliadas da TV Globo, e são de Campinas, Ribeirão Preto,São Carlos e Varginha, Minas Gerais . Abrangem 299 municípios, num total de 10 milhões de habitantes. José Bonifácio também integrou os conselhos do Museu Lasar Segall , do Museu da Universidade de Campinas, do Museu da Arte Moderna e do Museu da Casa Brasileira.

José Bonifácio Coutinho Nogueira foi advogado, político, e empresário brasileiro. Ele faleceu no dia 9 de janeiro de 2002, aos 78 anos, em São Paulo.