< BIOGRAFIAS | VOLTAR

HELBER RANGEL

BIOGRAFIA DE HELBER RANGEL PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

O ator Helber Rangel nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1944 e faleceu na mesma cidade, em 2002.

Suas atividades artísticas aconteceram em televisão e em cinema,onde ele foi um dos artistas mais atuantes.

Em cinema: Foi onde o ator começou, em 1973, fazendo o filme: “ Os Condenados”. Em 75, atuou em: “ Joanna Francesa”. Em 76, fez: “ A Queda”e “Perdida”.Em 77, fez: “ Revólver de Brinquedo” e “ Este Rio Muito Louco”. Em 78, Helber fez participação em seis filmes, sendo eles: “ O Bom Marido”,” O Cortiço”, “Embalos Alucinantes”,” O Escolhido de Iemanjá”, “ Se Segura Malandro” e “ A Volta do Filho Pródigo”.Em 79, fez: “Paula”, “Memórias do Medo” e “ Os Amantes da Chuva”.Em 80, fez: “ Cabaret Mineiro”, “ J. S. Brown- O Último Herói”.Em 81: “A Mulher Sensual” e “ Crazy-Um Dia Muito Louco”.Em 82: “ Escalada da Violência”,  “Luz Del Fuego” e “ Os Três Palhaços e o Menino”.Em 83: “ O Mágico e o Delegado”.Em 84: “ Amenic- Entre o Discurso e Uma Prática”.Em 85: “ O Desejo da Mulher Amada”.E em 87: “ Quincas Borba”.

Em televisão: Na televisão Helber Rangel atuou apenas na Rede Globo de Televisão. Em 1982, fez: “ Lampião e Maria Bonita”. Em 82 ainda: fez: “ Sol de Verão”. Em 84: “ Padre Cícero” e “ Livre Para Voar” E em 86: “ Anos Dourados”. 

Prêmio: Em 1979, Helber Rangel foi premiado com o “ Kikito”, como o “ Melhor Ator”, por sua participação na peça: “ A Volta do Filho Pródigo”.  Ganhou ainda o prêmio “ Governador do Estado”, pela mesma peça.

Falecimento: Helber Rangel faleceu em 2002. Estava com 58 anos de idade.