< BIOGRAFIAS | VOLTAR
GIÓIA JÚNIOR

BIOGRAFIA DE GIÓIA JÚNIOR PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

 Gióia Junior foi um dos  maiores nomes do nosso rádio e da nossa televisão.Rafael Gióia Junior nasceu na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no dia 9 de agosto de 1931.Começou sua carreira  em 1945,em Mato Grosso, na P.R.I.7,Rádio Difusora de Campo Grande. Em 1949, Gióia Junior  transferiu-se para São Paulo, indo trabalhar na Rádio Cultura, e em 1956, foi para  a O.V.C. Na Rádio Nacional, Gióia ficou sendo assistente de Walter Forster, então diretor artístico. Seis meses depois passou a trabalhar na TV Paulista, levado pelo diretor geral Dermival Costalima.  Produziu as principais temporadas internacionais, com artistas de renome, como: Danny Dauberson, Edith Piaf, Quarteto Avilez e outros. Produziu depois vários programas "Philco em 3 Dimensões". Um deles foi sobre o XI de Agosto,tendo sido a primeira vez que uma emissora de televisão entrou na Faculdade do Largo São Francisco. O outro, que se chamou;"O Principe", foi sobre o poeta Guilherme de Almeida. Em ambas as vezes, Gióia ganhou prêmio da crítica.

 Gióia Junior ligou-se à política, tendo sido vereador de 1964 a 1967. Foi duas vezes deputado estadual, tendo sido presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo,  e foi ainda três vezes deputado federal. Foi o primeiro presidente do Sindicato dos Radialistas de  São  Paulo e professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Foi diácono da Igreja Batista, pois  era muito ligado ao evangelismo brasileiro e se dedicou bastante à literatura cristã.

Gióia  Junior escreveu 20 livros de poesia, entre os quais:"Cântico Novo";"Menino Pobre"; "Aparecem As Flores na Terra"; "Estátuas de Sal"; "Canto Maior"; "Bem -Me-Quer";"Jesus,Alegria dos Homens";"Minha Gênese"  e muitos outros são seus poemas, sempre citados pelos próprios colegas escritores. Duas de suas letras foram musicadas por Sérgio Reis:"A Gangorra"e "Pé de Cedro". Gióia teve programas  na Rádio Gospel e também participou do programa jornalístico:"Aqui Agora", do SBT. 

Gióia Junior se formou em direito e em  jornalismo, em São Paulo.

Ele foi casado com dona Dinorah e eles tiveram sete filhos: Rafael,Rodrigo,Renata,Nilton,Ana Carolina, Rubens e Thiago.

Góia Junior dá nome a duas praças na cidade de São Paulo: uma na Vila Prudente e outra no Itaim Bibi.

O grande radialista, jornalista,advogado e político faleceu em 3 de março de 1996. Estava com 64 anos de idade.