< BIOGRAFIAS | VOLTAR
GALVÃO BUENO

BIOGRAFIA DE GALVÃO BUENO PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

  Galvão Bueno nasceu no dia 21 de julho de 1950, no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Seu nome completo é Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno .  Ele é filho de Mildred dos Santos, atriz de sucesso de rádio, teatro e TV,nas décadas de 40 e 50 e de Aldo Viana Galvão Bueno, que era redator.

Os pais se separaram, antes mesmo do nascimento do menino. Ele ficou morando  com a mãe no Rio de Janeiro  até os seis anos. Mudaram-se , porém, para  São Paulo e tempo depois a mãe se casou com um empresário de tecidos, de nome Celso Garcia, a quem Galvão Bueno chama de pai. Desde pequeno o garoto gostava de esportes e demonstrava sua vocação. Sempre falava muito e corretamente.

Excelente aluno de português,  tinha o dom da oratória. Segundo a mãe Mildred, o filho gostava muito de ouvir rádio, comprava revistas de esporte, e ia aos estádios sempre que podia. Sua sala de estar tinha um grande tapete, que se gastou, tanto ali foi feito de campo de treino do garoto. Aos 14 anos Galvão Bueno fez equitação no Clube Hípico de Santo Amaro. E  praticou:vôlei, futebol, handebol, natação, kart. Gostava de todos, mas não se destacou em nenhum. Só se destacou no basquete, que passou a treinar aos 11 anos, no Colégio Rio Banco, em São Paulo, onde estudou.

Aos 15 anos mudou-se com a família para Brasília e lá era conhecido  como "Paulista". Chegou à Seleção Juvenil do Distrito Federal. Lá conheceu a jogadora de vôlei Lúcia, com quem se casou em 1972. Estava com 22 anos. Em São Paulo, depois de trabalhar numa fábrica de materiais plásticos,  foi trabalhar em rádio, em 1974. Logo passou para a televisão e esteve na TV Gazeta, Rede Record, Rede Bandeirantes, Rede Globo.

Nesta emissora seu primeiro trabalho foi  na Bolívia, na Copa Libertadores, em 1981. No ano seguinte, já fez a cobertura do Copa do Mundo. A partir de 1983,tornou-se o narrador oficial da Fórmula 1, após a saída de Luciano do Valle, que foi para a TV Bandeirantes. Galvão Bueno, embora às vezes seja criticado pelos telespectadores e até por colegas, mantém amizade com ídolos, como: Romário, Pelé, Barrichello, Ronaldo, Ayrton Senna e outros.

E por falar em Senna, foi com a narração de Galvão Bueno , que todo o Brasil ficou sabendo do enorme desastre e da morte do grande ídolo automobilístico. Também  foi Galvão Bueno  quem narrou  o tetracampeonato e o pentacampeonato mundial de futebol, ganhos pelo Brasil, assim como vários Jogos Olímpicos do tempos atuais.   Em 1992, Galvão deixou a Rede Globo e foi para a CNT, com sede no estado do Paraná. Mas o projeto de ganhar fôlego nacional, daquela emissora, não vingou e no ano seguinte, Galvão Bueno já estava de volta à Globo. onde se encontra até hoje.

 O grande narrador tem dois filhos: Cacá Bueno e Popó Bueno, ambos pilotos da categoria Stock Car.Atualmente ele está casado com  Desirée.

Quando a voz de Galvão Bueno diz:"Bem, amigos",todos sabem que verão pelas telas da televisão, emoções intensas, advindas de nossos esportes. Ele é o grande ícone dentre os narradores de esportes do Brasil.