< BIOGRAFIAS | VOLTAR
FÁTIMA BERNARDES

BIOGRAFIA DE FÁTIMA BERNARDES , PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Fátima Bernardes chama-se em seu registro Fátima Gomes Bernardes Bonemer. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 1962. Nasceu no bairro carioca do Méier. Com sete anos começou a estudar balé, para o qual era muito dotada .Mas, com o passar do tempo, inclinou-se ao jornalismo e estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, que funciona na ILha do Governador. Lá ela se formou em Jornalismo.. O que queria era ser crítica de balé, nunca havia pensado em televisão.

Em 1983, começou a trabalhar no jornal O Globo, como repórter de um caderno regional. Foi , em verdade, contratada para  o lugar de uma profissional que se acidentou. E ali Fátima ficou por algum tempo. Em 1983, porém, Fátima Bernardes entrou para a Rede Globo de Televisão.Isso aconteceu após ser aprovada num concurso de telejornalismo da emissora. Algum tempo depois, começou a apresentar o RJTV-3ª edição, que já não está no ar. Em maio de 1989, assumiu a apresentação do Jornal da Globo, ao lado do jornalista Eliakin Araujo. Em julho de 1989, passou a apresentar o mesmo Jornal da Globo, agora ao lado de William Bonner. Em 1993, começou a apresentar o programa:"Fantástico", ao lado de Celso Freitas e Sandra Annenberg. Em  1996 assumiu a apresentação do Jornal Hoje, e em 1987 voltou ao "Fantástico", ao lado de Pedro Bial.

Fátima Bernardes veio a se casar com William Bonner, em 17 de fevereiro de 1995. Além disso   ela passou a  trabalhar daí para a frente ao seu lado na bancada do "Jornal Nacional". Fátima teve, porém,dificuldade em engravidar. Fez vários tratamentos e finalmente em 21 de outubro de 1997, Fátima deu a luz aos trigêmios: Vinícius, Laura e Beatriz.

Eles são considerados o Casal Número 1 do telejornalismo nacional, não apenas por serem ambos muito bonitos, mas sobretudo por serem perfeitos em suas apresentações e por serem bons profissionais. "O Jornal Nacional" é o de maior audiência do país. Fátima Bernardes fez já muitas reportagens internacionais , salientando-se  as que fez nas Olimpíadas da Grécia, de 2004 e nas Copas do Mundo 2002, 2006 e 2010.

Em dezembro de 2011, Fátima Bernardes decide abandonar a apresentação do "Jornal Nacional", e Patrícia Poeta acaba promovida a titular do telejornal, ao lado de William Bonner. Patrícia acumula também o cargo de editora chefe.

Depois de meses de muita expectativa, Fátima retorna ao ar, em junho de 2012, nas manhãs da Globo, com o programa "Encontro com Fátima Bernardes".