< BIOGRAFIAS | VOLTAR
DENISE BANDEIRA

BIOGRAFIA DE DENISE BANDEIRA PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Denise Pinho França de Almeida é o nome completo de Denise Bandeira. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1951. Ela é filha da pianista e professora de música Neusa Pinho França de Almeida e do advogado e professor de direito Oswaldo Pinho França de Almeida. A família de Denise mudou-se para Brasília, quando da inauguração  da cidade e lá Denise Bandeira estudou e formou-se em Sociologia, pela Universidade de Brasília-UNB, em 1973. Denise diz que escolheu seu nome artístico, num homenagem ao poeta Manoel Bandeira.

Em 1975, Denise fez uma participação na peça teatral:"O Casamento do Pequeno Burguês", dando início a sua carreira. Em1976, Denise estreou no cinema, fazendo quatro filmes:"O Vampiro de Copacabana"; "À Flor da Pele";"O Pistoleiro"e "Marília e Marina". Junto vieram prêmios. Com :"À Flor da Pele"ela ganhou três  prêmios:o de Melhor Atriz, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 76; o de Melhor Atriz, no Festival de Gramado, em 1977; o de Revelação Especial do Prêmio Air France de Cinema, também em 77. Nesse mesmo ano filmou:"Se Segura, Malandro", filme que fez com Hugo Carvana, advindo daí  forte parceria com ele.Em 78, Denise partiu para roteirista e diretora de cinema, com o curta- metragem: "Mal Incurável". Foi depois co-autora do filme:"Bar Esperança"- O Último Que Fecha". Esse filme ganhou no Festival de Gramado , o Prêmio de Melhor Roteiro e ganhou também o Prêmio da Associação dos Escritores Cubanos. Com José Joffily, Denise assinou o roteiro de:"Vai Trabalhar, Vagabundo". que foi premiado na Festival de Natal, daquele ano. Anos depois escreveu o roteiro e participou como atriz do filme:"Apolônio Brasil", em 2003.

 Em 1978, Denise Bandeira estreou em televisão, sem deixar o cinema.Daniel Filho a convidou para fazer o seriado:"Ciranda, Cirandinha". Esse programa foi escolhido como: Melhor do Ano, pela Associação Paulista de Críticos de Arte e ganhou o Prêmio Estácio de Sá, oferecido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em 79 , até 81, Denise Bandeira participou do seriado: "Plantão de Polícia". Em 83, fez a novela:"Ou Tudo ou Nada". E fez:"Caso Especial". Depois participou do humorístico:"Viva o Gordo".Em 1990, participou de:"Delegacia de Mulheres".Em 91, Denise passou para a TV Manchete e colaborou no escrito da novela:"Amazônia". Em 92, fez na Globo, episódios de "Você Decide". Ela colaborou na redação desse programa, escrevendo cerca de 50 episódios do mesmo.Em alguns deles, participou também como atriz. Em 96, colaborou com Euclydes Marinho, em :"A Vida Como Ela Ë...".Em 97, ajudou esse mesmo autor na sinopse da novela:"Andando na Nuvens". Depois colaborou também com  o seriado:"Malhação".Em 2001, colaborou com os roteiristas de:"A Grande Família"Colaborou também com  a novela:"Desejos de Mulher". Depois, em 2003, colaborou com Gilberto Braga  na novela:"Celebridade". Colaborou com João Emanuel Carneiro, na novela:"Cobras e Lagartos". Em 2006, foi colaboradora de "Cobras & Lagartos". Em 2008, foi co-autora de "A Favorita" e em 2009, colaboradora de Escrito nas Estrelas".