< BIOGRAFIAS | VOLTAR
CLÁUDIA ABREU

BIOGRAFIA DE CLÁUDIA ABREU PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Cláudia Abreu Varella Fonseca é o nome todo da atriz Cláudia Abreu, após o casamento com o cineasta José Henrique Fonseca. Ela nasceu em 12 de outubro de 1970, filha de uma advogada e de um funcionário aposentado do Instituto Brasileiro de Café. Aos 10 anos Cláudia entrou para o Teatro Tablado,famosa escola fundada por Maria Clara Machado, escritora e dramaturga do Rio de Janeiro.

Cláudia se encantou e todos se encantaram com ela. Começou fazendo peças infanto-juvenis amadoras, em um shopping-center da zona sul do Rio. Em 1986, fez o papel principal da peça:"O Despertar da Primavera"e foi tão bem, que chamou a atenção de pessoas da TV Globo, para onde ela foi fazer um teste. Estava com 15 anos e foi aprovada.Em 1986 mesmo fez sua primeira novela"Hipertensão"Emendou trabalhando na novela:"O Outro", em 1987. Já era uma profissional, recebendo muitos elogios.

Com isso Cláudia, para os íntimos Cacau, passou a estudar à noite, pois havia entrado definitivamente na vida artística.Apesar do esforço, não chegou a prestar vestibular. Mas, quando estava com 30 anos,novamente voltou-se aos estudos e concluiu o curso na Faculdade  de Filosofia .Cláudia Abreu é uma moça inteligente e esforçada. Vê-se por esse fato acima descrito e pelo afinco com que estuda seus papeis, tanto na televisão, quando no cinema. É uma pessoa sempre elogiada.

Em 1988, Cláudia Abreu apresentou o musical:"Globo de Ouro". Ficou famosa pela diversidade de papeis que interpreta.Fez  a novela:"Que Rei Sou Eu?", em que dançava lambada de minissaia, em pleno século XVIII. Fez "Barriga de Aluguel", quando estava com 20 anos e emprestava a barriga para gerar um filho que seria de outra. Fez a militante Heloísa,musa de  estudantes de cara-pintada, saindo às ruas para pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello,em "Anos Rebeldes".Esse trabalho lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz, da APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte. Fez em :"Celebridade"uma vilã, primeira de sua carreira e o fez magistralmente. Isso foi em 2003. Aí ganhou  da Revista Contigo, o Prêmio de Melhor Atriz. Em "Belíssima"fez a bondosa e honesta Vitória.Cláudia Abreu também fez muitos especiais. Fez em 1996:"O Mambembe". Fez episódios da:"Comédia da Vida Privada". E ainda:"A Vida Como Ela É..." Em 2008, fez a novela:"Três Irmãs". E em 2012, outra novela, "Cheias de Charme".

Em teatro, Cláudia Abreu fez grandes atuações. Fez:"Orlando", em 1989. Fez "Viagem Ao Centro da Terra", em 1994. Fez:"Ela Odeia Mel", em1990. Fez:"Um Certo Hamlet", em 91."Fez:"Noite de Reis", e "Três Irmãs".Em 2003, produziu e interpretou:"Pluft, o Fantasminha".

Em cinema fez grandes trabalhos. Fez:  "Tieta do Agreste"; "Ed Mort"; "O Que Ë Isso , Companheiro? "; "Guerra de Canudos";" O Xangô de Baker Street"; "O Homem do Ano"; "O Caminho das Nuvens","Os Desafinados".

Cláudia de Abreu tem duas filhas. Ela é considerada uma das melhores atrizes de sua geração.