< BIOGRAFIAS | VOLTAR
CÉSAR CAMARGO MARIANO

BIOGRAFIA DE CÉSAR CAMARGO MARIANO PARA O MUSEU DA TV BRASILEIRA

 Antônio César Camargo Mariano nasceu em São Paulo, em 19 de setembro de 1943. Pianista e arranjador, ele é um dos grandes nomes, entre os músicos brasileiros.Seu pai era professor de música, mas ele começou a tocar piano por conta própria.Aos catorze anos era apresentado como "Menino prodígio, em espetáculos em que se apresentava, acompanhando bandas de jazz.

Um tempo depois, já mocinho, fez amizade com o cantor Johnny Alf e este o incentivou a estudar harmonia, arranjo e composição. Logo começou a atuar como profissional, na orquestra de William Furneaux, músico que fez muito sucesso, quando da inauguração da TV Tupi de São Paulo, quando também era assobiador.Em 1962, César Camargo formou o grupo" Três Américas", que tocava em festas e bailes. No ano seguinte, ele passou a integrar o "Quarteto Sabá" e eles gravam o primeiro LP. Depois César se junta a Airto Moreira e Humberto Claiber, e  gravam um disco, com Lennie Dale.  Em fins da década de 60, César Camargo é contratado pela TV Record. e passa a trabalhar como instrumentista e arranjador.. E então grava discos com o grupo:"Som Três". Essa é a época dos Festivais de Musica Popular Brasileira, dos quais César Camargo também faz parte.

Nos anos 70, o músico fez parceria com a grande cantora Elis Regina, e daí nasce um  romance entre eles, que em seguida se casam.E eles têm dois filhos: Pedro Camargo e Maria Rita, que anos mais tarde, quando adultos, também enveredam pelo canto e se tornam cantores famosos. César Camargo torna-se diretor musical, produtor e arranjador da cantora, tendo excursionado  com ela por todo o Brasil e por vários países. Além, disso, o músico também fez trabalhos com Chico Buarque, Maria Bethânia, Jorge bem, e outros. Ele também trabalhou na área de jingles  e canções para cinema e propaganda.

 Na década de oitenta fez gravações históricas, como :"Samambaia", "Voz e Suor". César Camargo Mariano foi o primeiro músico a usar  o teclado sintetizador em seus arranjos musicais. E ele continuou com todas essas atividades até 1994, quando se mudou para os Estados Unidos , e foi trabalhar junto ao grande compositor Sadao Watanabe.

O casamento dele com Elis Regina se acabou, mas César Camargo Mariano continuou sempre com todos os seus amigos do Brasil, e permaneceu trabalhando junto a eles. É pai dos cantores Pedro Mariano e Maria Rita.