< BIOGRAFIAS | VOLTAR
ANA HELENA BERENGUER

BIOGRAFIA DE ANA HELENA BERENGUER PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

  Ana Helena Berenguer foi atriz e é também artista plástica.. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de fevereiro de 1961 e faleceu em Los Angeles, California, em 29 de julho de 2009.

Suas atuações como atriz se deram em cinema, televisão e teatro. Atuou em vários países do mundo. Esteve trabalhando em Milão, Barcelona, Paris, Tóquio, Los Angeles, onde  viveu, até falecer.

Estudou arquitetura e se formou, na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Mas continuou sua especialização  no Japão, no Instituto de Tecnologia de Nagoya.

Em 1977, ainda no Brasil, Ana Helena entrou na novela: " Sem Lenço , Sem Documento", da Rede Globo. Em 1982, fez: " Elas por  Elas" e em 1983: " Eu Prometo". Em 1985, fez a minissérie: "Grande Sertão Veredas",sempre na mesma emissora. Fora do Brasil, Ana Helena atuou em  "California Casanova", em 1988. Fez: " This Is The Life", em 1985   e no mesmo ano: "The Face of Gabriel  Ortiz". Foram essas suas atuações em cinema.

Em Paris, Ana Helena estudou artes, no Museu do Louvre. Apaixonada por cores, formou-se em Artes Plásticas, em Los  Angeles. Resolveu então deixar a carreira de atriz.

 Ana Helena Berenguer foi vitimada por um câncer de mama, que a matou. Ela estava morando em Los Angeles. Estava com apenas 48 anos de idade.