< BIOGRAFIAS | VOLTAR
ALDO CÉSAR

BIOGRAFIA DE ALDO CÉSAR PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

  O nome completo do ator Aldo Cezar é Aldo da Silva Cezar. Ele nasceu em 20 de dezembro de 1928. E faleceu em 5 de janeiro de 2001. Estava com 72 anos de idade.Sua  vida artística começou muito cedo, pode-se dizer, pois aos cinco anos  já cantava na Igreja Batista.

Aos 17 anos, começou profissionalmente no Rio de Janeiro, tendo trabalhado nas Rádios Tupi e Mayrink Veiga, em radioteatro. Suas atividades, no entanto, não foram só em rádio. Logo também atuou em televisão, em cinema e fez dublagens. Neste setor artístico, pode-se dizer, foi no que mais atuou, onde ganhou grande prestígio, pois lhe eram destinados os papeis mais importantes e mais difíceis.

Em televisão , começou na TV Excelsior, em 1966, participando da novela: " Redenção". Em 68, fez na TV Tupi: " O Rouxinol da Galiléia" e na TV Bandeirantes:" Nunca É Tarde Demais". Voltou à Tupi,em 71 , e fez: "Hospital". Na mesma Tupi,  ainda em 71: " O Preço de Um Homem", em 73: " Mulheres de Areia", em 74: "Barba Azul",em 77: " O Profeta", em 78: " O Direito de Nascer" e em 79: " Como Salvar Meu Casamento".

A TV Tupi encerrou suas atividades em 1980. Aldo Cezar foi para a TV Bandeirantes e nesse mesmo ano fez: " Cavalo Amarelo".Em 81, participou da novela: " Rosa Baiana". Depois  fez , em 1981, na TV Cultura: "Partidas Dobradas"  e em 82: " As Cinco Panelas de Ouro". No mesmo ano, na TV Bandeirantes: " A Filha do Silêncio". Em 83: " Braço de Ferro". Em 85, na Rede Globo: " O Tempo e o Vento". Em 86: " Sinha Moça". Em 86, na TV Manchete: " Dona Beija" e " Tudo Ou Nada". Fez, no SBT, em 87: " A Praça é Nossa". Em 88, na TV Bandeirantes:" Chapadão do Bugre". Em 1999, fez: " Futurama". E em 2000: " Dragon Ball Z".

Deve-se salientar, que onde Aldo Cezar mais se salientou, foi no SBT, onde ficou por  18 anos e fez vários quadros humorísticos.

Em seus trabalhos de dublagem, os mais importantes, entre muitos que fez, aparecem: Rei do Crime, em episódios de " O Homem Aranha"; Doutor Maki, em " Dragon Ball Z", Rex Harrison; Senhor Wilson, em  "Denis Ataca Novamente" e outros.

Em cinema, Aldo Cezar apareceu em : " Senhora", em 1976; " Tiradentes, o Mártir da Independência" , em 77 e " Cassiopéia", em 1996.

Quando de seu falecimento, em 2001, Aldo Cezar estava ainda em atividade, e teve que ser substuído em Dragon Ball GT,que era a segunda temporada de Futurama.

Pessoa de muita simpatia e valor, Aldo Cezar, era da diretoria da Pró- TV e todos sentiram muito sua falta.