< BIOGRAFIAS | VOLTAR
ALAN SEVERIANO

BIOGRAFIA DE ALAN SEVERIANO PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

  Alan Severiano, cujo nome completo é Alan Silva Severiano nasceu na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, em 1976. É jornalista e trabalha em televisão.

Alan Severiano formou-se em Jornalismo, em 1997, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ainda era estudante, quando começou a trabalhar como repórter na TV Universitária. Ai ficou durante um ano e oito meses. A emissora era vinculada à Rede Educativa de Televisão.

Em seguida Alan transferiu-se para São Paulo, e mesmo tendo encontrado dificuldades no começo,  inscreveu-se em um curso de especialização e depois de um tempo foi chamado pela TV Cultura de São Paulo, onde entrou para cobrir férias na vídeoreportagem  apenas por um mês; Depois disso, conseguiu lugar na EPTV, afiliada da Rede Globo de Ribeirão Preto. Aceitou esse trabalho, mas era também para cobrir férias na reportagem, por três semanas. Voltou a ser chamado pela TV Cultura e começou a trabalhar no jornal: " 60 Minutos". Eventualmente também fazia matérias para o" Jornal da Cultura". Nesse lugar permaneceu por três anos. Tinha, afinal, fincado pé no jornalismo televisivo de São Paulo.

Em 2001, Alan Severiano foi convidado pela Rede Globo, para integrar a equipe de reportagem  da emissora. Começou pelo " SPTV". Fazia reportagens na madrugada, sobre os principais acontecimentos da cidade. Em seguida passou para a Globonews, e foi então para a área política e econômica.

Desde 2004, Alan Severiano é repórter do importante programa jornalístico da Globo, que é o " Bom Dia Brasil".