PRÓ-TV


ZIRALDO


O nome completo de Ziraldo é Ziraldo Alves Pinto. Ele nasceu na cidade de Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932.Sua profissão principal é de cartunista., mas ele é também pintor, chargista, dramaturgo, cronista, humorista, colunista, jornalista.

Ziraldo é filho de Geraldo e dona Zizinha. Daí veio o nome Ziraldo.

Ziraldo passou toda a sua infância em Caratinga. É irmão do também jornalista, cartunista e escritor Zélio Alves Pinto. Estudou no Rio de Janeiro por dois anos. Depois voltou à sua cidade natal, onde completou o secundário. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1957. Mas suas qualidades pelo desenho apareceram cedo.

Com seis anos de idade apenas, teve trabalhos seus publicados no jornal “Folha de Minas”.

Como profissional, começou em 1954, publicando uma coluna humorística, no jornal: “ Folha de Minas”, de Belo Horizonte.Em 1957, passou a trabalhar também no “ Jornal do Brasil” e no mesmo ano, na importante revista nacional: “O Cruzeiro”.

Foi quando seus personagens:o Jeremias, a Supermãe, o Mirinho, o Bom, conquistaram os leitores. Em 1960,lançou: “A Turma do Pererê”, que fez muito sucesso, mas foi proibida na época da ditadura militar. Ela era toda feita em cores, o foi o 1º trabalho assim feito no Brasil.

Livros publicados: São muitos. Citemos alguns: “ O Aspite”;” A Turma do Pererê”; “ O Menino Maluquinho”; “ O Bichinho da Maçã”;” A Fábula das Três Cores”;” O Planeta Lilás”; “Uma Professora Muito Maluquinha”;” Os Dez Amigos”; “ Menina Nina”;” O Olho do Consumidor”;” Queremos Paz”; “ O Menino Quadradinho” e vários outros.

Prêmios recebidos: Ziraldo recebeu inúmeros prêmios. Em 1969, ganhou o “ Nobel Internacional do Humor”; em 1980:” Prêmio Merghantealler”; em 1980: “ Prêmio Jabuti de Literatura”; em 2004: “ Prêmio Hans Cristian Andersen”; em 2005: “ Ordem do Mérito Cultural”; em 2008: “ Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico” e em 2012: “ Prêmio Jabuti de Literatura Infantil”.

Outros detalhes de sua vida: Ziraldo é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antônio Pinto. Ziraldo foi tema da Escola de Samba” Nenê da Vila Matilde”, de São Paulo, em 2003 e da “ Tradição”, do Rio de Janeiro, em 2012.

Trabalhos de Ziraldo já foram publicados em várias revistas importantes de todo o mundo.

Ziraldo foi apresentador de televisão, na TV Bandeirantes, de São Paulo, que durou apenas um ano no ar, mas fez história, pois foi a melhor e mais longa entrevista dada por Dom Hélder Câmara à televisão.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais