MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ZEZÉ MACEDO


Maria José de Macedo nasceu em Silva Jardim, no Estado do Rio de Janeiro, em 06 de maio de 1916.

Zezé Macedo foi uma atriz completa e trabalhou em rádio, teatro, cinema e televisão. Sempre como comediante. Estava com apenas 4 anos, quando se apresentou no palco, no papel principal da peça “As Pastorinhas“.

Mas ela desistiu da profissão aos 15 anos, quando se casou com o mecânico Alcides Manhães. Eles tiveram um filho, Hércules. mas quando o garoto estava com 1 ano de idade, veio a falecer, vitimado por um acidente. E aí Zezé rompeu o casamento e resolveu voltar a trabalhar.

No rádio fazia o programa “Lar, Doce Lar”, na Rádio Tamoio, do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, no Teatro, começou na Companhia de Revistas de Walter Pinto. A carreira deslanchou mesmo nos anos 1950, quando atuou na TV Tupi nos programas “Mesa Quadrada”; “Variedades Tupi” e “Circo Bombril” e no Cinema, onde foi uma das mais atuantes atrizes nas comédias da Atlântica.

No Cinema estreou em 1954, no filme “O Petróleo é Nosso”, e depois esteve presente nas telas em “O Feijão é Nosso”; “Carnaval em Marte”; “Sinfonia Carioca”; “De Vento em Popa”; “O Homem do Sputnik”; “Esse Milhão É Meu”; “Cala a Boca, Etelvina”; “Minervina Vem Aí”;  “As Cariocas”; “Macunaíma”; “Tati, a Garota”; “Robin Hood, O Trapalhão da Floresta”; “As Loucuras de um Sedutor”; “Gordos e Magros”; “As Eróticas Profissionais”; “Secas e Molhadas”; “A Virgem Camuflada”; “Como é Boa a Nossa Empregada”; “Os Mansos”; “O Rei do Rio”; “Os Bons Tempos Voltaram”; “As Sete Vampiras”; “O Casamento dos”Trapalhões”; “Natal da Portela” e “O Escorpião Escarlate”.

Fez participações em várias novelas, começando em “A Moreninha“, de 1965, na TV Globo, e ainda na mesma emissora participou de “O Primeiro Amor”; “Sítio do Picapau Amarelo” e “Cambalacho”. Mas fez maior sucesso em programas humorísticos com seu tipo físico, que era miúdo, magro, de olhos grandes e rosto expressivo, e que se não era bonito, era ótimo para comédias. E ela participou por anos nos programas globais de Chico Anysio. Fez “Chico City”; “Chico Anysio Show”; “Estados Anysios de Chico City” e “Escolinha do Professor Raimundo“. Este foi o que lhe deu mais prestígio. Fazia a Dona Bela, que por maliciar tudo o que o professor dizia, atirava- se no chão, num ataque histérico. E dizia: “Ele só pensa naquilo….”.

Ela publicou 4 livros de poemas, e casou-se pela segunda vez com o ator Victor Zambito, com quem ficou casada por 38 anos, mas eles não tiveram filhos.

Zezé Macedo faleceu em 8 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro, de uma hemorragia cerebral. Estava com 83 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação