PRÓ-TV


ZEZÉ GONZAGA


Seu nome era Maria José Gonzaga. Ela nasceu n cidade de Manhuaçu, em Minas Gerais, em 3 de setembro de 1926. E faleceu em 24 de julho de 2007, no Rio de Janeiro. Foi cantora e gravou inúmeros discos.

Zezé era filha e neta de músicos. Sua mãe chamava-se Oraide e era flautista. O pai, Rodolpho, era “ luthier” ( pessoa que constroe instrumentos musicais). Zezé começou a cantar aos 13 anos, quando se mudou para a cidade vizinha de Porto Novo. Seu registro de voz de soprano ligeiro. Além do canto, Zezé estudou piano e leitura musical. Fez seus estudos primários em Porto Novo, ond fez sua primeira apresentação, cantando a valsa: “ Neusa”, de Antônio Caldas, pai do futuro grande cantor Silvio Caldas. Mas quem tinha gravado antes essa música foi Orlando Silva, outro grande cantor da época.

Em 1942, Zezé Gonzaga cantou no programa de Ary Barroso.. Recebeu nota máxima, cantando: “ Sempre no Meu Coração”. Recebeu então convite pra cantar no programa: “ Escada de Jacó”, de Zé Bacurau.

Depois, Zezé voltou à sua cidade, para continuar seus estudos.´As vezes cantava num clube de jazz e era descriminada, por ser negra e ser artista.

Em 1945, mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro.. Cantou na Rádio Clube do Brasil e tirou o 1º lugar no programa de Arnaldo Amaral: “ Pescando Estrelas”. Fechou contrato com a emissora e passou a ganhar 800,00 mil reis.Ficou ali até 1948.

Formou então, com a cantora Odaléia Sodré, a dupla: “ As Moreninhas do Ritmo” Em 1948, assinou contrato com a Rádio Nacional.. O diretor geral era Victor Costa e lhe ofereceu um salário mais alto. Em 1949, Zezé gravou seu 1º disco com duas músicas: “Inverno” e “ Desci”. Era bem aceita e Paulo Gracindo, da mesma emissora, chamava-a de: “ Minha Namorada Musical”

Além de fazer a dupla: “ As Moreninhas”, fez ainda parte de “ Cantores do Céu” e “ Vocalistas Modernas”.

Em 1951, Zezé gravou: “ Foi Você” e “ Canção de Dalila”. Em 1952,gravou: “ Não Quero Lembrar “e “ Quero Esquecer”. Depois gravou: “Festa de Aniversário”, de Joubert de Carvalho e a marcha: “ Um Sonho Que Eu Sonhei”. Em 1953, gravou: “ É Sempre o Papai” . Em 1954, fechou contrato com a Columbia e gravou;” Canário Triste” e “ Razão de Tudo”,Em 1955, gravou: “ Sedução” e “ Olhos escuros”. Em 1956, gravou: “ Moreno Que Desejo” e “ Natal das Crianças”.

Ainda em 1956, gravou seu 1º LP:” Ai, Ioiô(Linda Flor), que é tocada até hoje e “Nunca Mais”. Gravou depois: “ Tédio” e “ Vivo a Cantar”, No ano seguinte, gravou: “Cafuné” e “Saia do Caminho”. Em 1959, gravou: “ A Felicidade” e “ Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim”.Em 61, gravou:” A Montanha” e “ Que Culpa Tenho Eu?”. No mesmo ano gravou: “ Há Sempre Alguém” e “ Um Beijo, Nada Mais”. Em 62, gravou: “ Rosa de Maio” e” Decisão Cruel” E gravou várias outras músicas

Zezé associou-se com maestro Cipó e eles abriram uma agência de gingles, para trilhas de rádios, de emissoras de televisão, a “ Tape Produções”. Foram eles que fizeram a música –tema do “ Projeto Minerva”, do Governo Federal Brasileiro.

Em 1980, Zezé Gonzaga fez apresentaçôes com o grupo: “ Cantoras do Rádio”, ao lado de: Nora Ney, Rosita Gonzales, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima. Gravaram dois CDs. Em 1999, gravou:” Clássicas”, que lhe rendeu show em São Paulo e Rio.

Em 2000, participou do show: “ A História de Um Século”. Em 2002, gravou na “Biscoio Fino”: “ Sou Apenas Uma Senhora Que Canta.” E ela continuou gravando por toda a vida.

Ela faleceu no Rio de Janeiro, com 81 anos de idade.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais