PRÓ-TV


ZÉ BETTIO


Zé Bettio chama-se José Bettio. Ele é um radialista histórico, que nasceu no interior paulista, na cidade de Promissão, em 2 de janeiro de 1926.

Desde menino, Zé Bettio gostava de música, de rádio, de comunicação. Começou sua carreira artística, bastante jovem, com o trio:” Sertanejos Alegres”, com os companheiros Antônio Moraes e Afonso. Tocavam sanfona e cantavam, participando de festas. Mas o trio se desfez e Zé conheceu alguns músicos e formou o “ Zé Bettio e seu Conjunto”. Foi tocar então na Rádio Cometa, da cidade.

Sua atividade então era só musical, isto é, tocar e cantar. Mas um dia, por acaso, foi cantar e tocar na rádio de Guarulhos, cidade que fica bem perto da capital paulista e o locutor faltou. Aí nasceu a outra atividade de Zé Bettio. Ou cancelavam o programa ou ele próprio improvisava e anunciava os números. Claro que Zé optou pela segunda via. E, além de anunciar as músicas, e de cantá-las, teve que ler os anùncios do programa. Foi um dia “ apertado”, mas Zé Bettio se saiu bem. Foi o que disseram os demais participantes. Começava al a outra função de Zé. Inesperadamente, ele se transformara no apresentador do programa. E não é que ele próprio gostou?. E o público também. Alguns até telefonaram para a emissora, perguntando quem era aquele novo contratado da emissora. Sem saber o que fazer, ele começou a responder: “ Eu. O Zé Bettio”. E acabou assinando com a emissora e com sua simpatia, bom improviso e bom humor, acabou conquistando o público.

Depois disso, e já animado e consciente, foi para a capital paulista Conseguiu contrato com a Rádio Record. Num programa que ia ao ar bem cedinho, e que não era ouvido por ninguém, estando colocado no 14º lugar entre os demais, demorou pouco para que o Zé Bettio o colocasse em 1º lugar. Criou várias brincadeiras, como galinhas cacarejando, bois mugindo, enfim, todos os barulhos da roça, que iam bem para o horário, que era no raiar do dia. Além disso lançou grandes cantores, entre os quais Milionário e José Rico, que se tornaram uma das duplas mais importantes do gênero sertanejo.

Em 1984, transferiu-se para a Rádio Capital e também fez sucesso. Depois Gazeta, de São Paulo. . Foi entrevistado por Milton Neves, no “ Terceiro Tempo”, na TV Bandeirantes e ficou famoso.

Com o passar do tempo, e querendo descansar, Zé Bettio pensou em ficar em suas fazendas, na cidade de Garça, interior de São Paulo, e lá escrever sua vida, que sem dúvida é curiosa e vai ser lida com interesse por todos. E não sabem tudo, pois Bettio, jovem, era jogador de futebol, e garantia que ia ser um grande craque. Tornou-se craque do microfone e muitos de seus fãs ainda pedem para ele voltar.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais