MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ZACARIAS


O nome verdadeiro do humorista Zacarias era Mauro Paccio Gonçalves. Ele nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais em 18 de janeiro de 1934.

Mudou-se para Belo Horizonte e começou a trabalhar como radiator, na Rádio Inconfidência. Depois transferiu-se para a TV Itacolomi, dos Diários Associados. Participava no programa “Tribunal de Calouros”. Trabalhou também no Rio de Janeiro, nos famosos programas humorístico musicais “Times Square; “Viva o Vovó Deville” e “Show Riso”, da TV Excelsior, levado pelo diretor Wilton Franco.

Em seguida foi para a TV Record, ainda com o nome de Mauro Gonçalves, para fazer parte do elenco de “A Praça da Alegria” e, em seguida, do programa de humor “Os Insociáveis”, onde começou sua parceria com Renato Aragão e Dedé Santana.

Em 1975, foi convidado por Renato Aragão para compor o grupo Os Trapalhões, que já contava com Aragão, Dedé Santana e Mussum. A partir daí ganhou o apelido de Zacarias. Permaneceu nos Trapalhões até 1990, ano em que faleceu.

No Cinema, antes de atuar nos filmes dos Trapalhões, ele esteve em “Tõ na Tua, o Bicho”; “O Fraco do Sexo Forte” e “Deu a Louca nas Mulheres”. Com o grupo de enorme sucesso entre adultos e crianças ele fimou: “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas”; “O Rei e os Trapalhões”; “Cinderelo Trapalhão”; “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”; “O Incrível Monstro Trapalhão”; “Os Vagabundos Trapalhões”; “Os Trapalhões na Serra Pelada”; “O Cangaceiro Trapalhão”; “Atrapalhando a Suate”; “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz”; “A Filha dos Trapalhões”; “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”; “Os Trapalhões no Rabo do Cometa”; “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”; “Os Trapalhões no Auto da Compadecida”; “Os Fantasmas Trapalhões”; “Os Heróis Trapalhões – Uma Aventura na Selva”; “O Casamento dos Trapalhões”; “A Princesa Xuxa e os Trapalhões”, e, em 1990 fez seu último filme, “Uma Escola Atrapalhada”.

Zacarias faleceu em 18 de março de 1990, aos 56 anos de idade, de insuficiência respiratória, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi enterrado em sua cidade natal, Sete Lagoas, no Cemitério Parque Santa Helena. Ele foi casado com a humorista e dubladora Selma Lopes.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação