MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


YVAN MESQUITA


Yvan Mesquita nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 17 de março de 1932.

Além de ator ele também foi diretor e atuou muito em Televisão e em Cinema.

Em Televisão, a primeira participação de Yvan Mesquita foi em 1960, na TV Rio, no programa “Teatro Studio A”, e depois passou pela TV Paulista, até chegar na TV Excelsior, em São Paulo, em 1964, na novela ”Mãe”. No mesmo ano, fez  “A Moça Que Veio de Longe”. Em seguida participou das novelas “Folhas ao Vento” e “Melodia Fatal”. Em 1965, entrou na novela “Os Quatro Filhos” e depois atuou com destaque em “A Deusa Vencida”; “Almas de Pedra”; “As Minas de Prata” e “O Grande Segredo”.

Em 1968, Yvan Mesquita transferiu-se para a TV Tupi de São Paulo, onde fez a novela “Amor Sem Deus”. Em seguida foi para a TV Record e em 1969, fez  “Algemas de Ouro”. Em 1970 voltou a Tupi e fez parte das novelas “As Bruxas” e “O Meu Pé de Laranja Lima”.

Em 1971, fez “Nossa Filha Gabriela” e em seguida, sempre na TV Tupi, participou de  “Na Idade do Lobo”;  “Vitória Bonelli”; “Mulheres de Areia”; “Ovelha Negra” e “Canção para Isabel”.

Em 1978, Yvan Mesquita transferiu-se para o Rio de Janeiro, pois foi trabalhar na Rede Globo. Nesse ano fez “O Pulo do Gato” e em 1980 participou de “Água Viva”. Ainda nos anos 1980 ele pode ser visto na emissora nas novelas “O Amor É Nosso”; “Ciranda de Pedra”; “Terras do Sem Fim”; “Sol de Verão;  “Partido Alto” e “Corpo a Corpo”.

Em 1985, participou da minissérie “Grande Sertão – Veredas”, e no ano seguinte da novela “Sinhá Moça”. Em 1990 fez “Rainha da Sucata” e em 1992, a minissérie “Tereza Batista”.  A última participação de Yvan Mesquita, como ator, foi na minissérie “Os Maias”, também da Rede Globo.

No Cinema, ele fez, em 1967, “O Anjo Assassino” e em 1968, “Anuska Manequim e Mulher”. Em 1973, atuou ao lado de Mazzaropi em “Um Caipira em Bariloche”, e dez anos depois fez parte do elenco internacional da co-produção brasileira e italiana que resultou no filme “Gabriela”, estrelado por Sonia Braga e Marcello Mastroianni.

Como diretor, fez os filmes “A Ilha dos Sonhos Perdidos”, em 1965 e “Amor Sem Deus”, em 1983.

Yvan Mesquita foi casado por duas vezes e sua primeira esposa foi a atriz Maria Estela, com quem ele atuou em algumas novelas e teve um filho.

Ele faleceu em 1º de agosto de 2011, no Rio de Janeiro, aos 79 anos de idade, de falência múltipla dos órgãos e seu corpo foi cremado no Memorial do Carmo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação