MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


YOLANDA CARDOSO


Yolanda Cardoso da Silva nasceu no dia 18 de setembro de 1928, no Rio de Janeiro.

A carreira começou nos palcos em 1956, no espetáculo “Marquesa de Santos“, e também atuou em “Marido Magro e Mulher Chata”; “A Valsa dos Toureadores”; “Os Sete Gatinhos”; “A Compadecida”; “Inimigos Íntimos”; “Boca de Ouro” e “O Cão Siamês”. Seu maior sucesso nos palcos foi em “Alzira Power” no início dos anos 1970, ganhando prêmios como melhor atriz do ano nos palcos. Também se destacou no musical “Viva o Cordão Encarnado“.

No Cinema ela estreou em “Uma Certa Lucrécia”, de 1957, e depois apareceu também em “Crime no Sacopã”; “Paraíba, Vida e Morte de um Bandido”; “Copacabana Me Engana”; “Com Vai, Vai Bem?”; “Elas São do Baralho”; “A Árvore do Sexo”; “A Noite dos Duros”; “Mulheres do Cais”; “Os Rapazes da Difícil Vida Fácil”; “Pedro Mico” e “Com Licença, eu vou à Luta”. 

Yolanda Cardoso construiu também carreira importante na Televisão e seu primeiro trabalho foi em 1962, no “Grande Teatro Tupi” e depois no “Teatrinho Trol”. Em 1967, na TV Globo, fez sua primeira novela que foi ”Anastácia, A Mulher Sem Destino”. No ano seguinte foi para a TV Record, onde atuou em “Ana”; “Algemas de Ouro” e “As Pupilas do Senhor Reitor”.

Por um longo período esteve nas novelas da TV Tupi, onde atuou em ” Na Idade do Lobo”; “Bel-Ami”; “A Volta de Beto Rockfeller”; “As Divinas e Maravilhosas”; “A Barba-Azul”; “O Sheik de Ipanema”; “A Viagem”; “Papai Coração”; “Tchan! A Grande Sacada”; “O Profeta” e “O Direito de Nascer”, em 1978.

De volta para a TV Globo, em 1980, atuou em “Coração Alado”; “O Amor É Nosso”; “Sétimo Sentido”; a minissérie “Bandidos da Falange”; “Louco Amor”; “Transas e Caretas”; “Direito de Amar”; “Que Rei Sou Eu?”; “Você Decide”; a minissérie “Decadência” e o programa humorístico “Sai de Baixo”, sua última atuação na tv, em 1998.

Yolanda participou do documentário “Chão de Estrelas”, de 2002, feito pelo diretor Marcus Vinicius Faustini, sobre a profissão de ator no Brasil. Com problemas de saúde, nos últimos anos morou no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde fazia questão de freqüentar o salão de beleza da instituição.

A atriz Yolanda Cardoso faleceu em 10 de julho de 2007, no Rio de Janeiro, em função de falência múltipla dos órgãos, após uma pneumonia, aos 78 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação