MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


YARA SALLES


Maria do Rosário Yara Salles nasceu na cidade paulista de Taubaté, em 27 de julho de 1912.

Sua carreira profissional começou em rádio e foi nesse veiculo que ela atuou por muitos anos. Especializou-se no que mais gostava: humorismo. E sua paixão por rádio era tanta, que demorou em ir para a televisão, recusando inúmeros convites.

Seu maior sucesso foi quando integrou o “Trio de Osso”, ao lado de Lamartine Babo e Heber de Bôscoli. Os três eram humoristas e eram magérrimos. E o nome foi dado como uma caricatura do famoso “Trio de Ouro”, que tinha como estrela Dalva de Oliveira.

O “Trio de Osso” apresentava o divertido programa “Trem da Alegria”, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e revelou artistas como a sambista Beth Carvalho, que se apresentou nele com apenas 7 anos de idade.

Sua recusa de ir para a televisão, terminou em 1963, quando Yara Salles fez, para a TV Globo, a novela “Nuvem de Fogo”. Em 1979, participou da novela “Cabocla“, e em 1980, fez “Coração Alado”, em que trabalhou ao lado de Tarcísio Meira, Paulo Figueiredo, Perry Salles e Vera Fischer. Ela era mãe adotiva do ator Perry Salles.

A atriz fez só um filme, que foi “Pra lá de Boa”, em 1948, ao lado de Lamartine Babo.

Yara Salles teve vários infartos e faleceu na cidade de Bananal, interior de São Paulo, em 26 de junho de 1986. Morreu um mês antes de completar 74 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação