MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


YARA AMARAL


A paulistana Yara Amaral, uma das mais notáveis atrizes brasileiras, nasceu na cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo, mas foi criada no bairro do Belenzinho, na capital paulista, em 16 de setembro de 1936.

Começou sua carreira no teatro amador. No início dos anos 1960 participou do Festival de Teatro de Estudante, de Paschoal Carlos Magno. Yara fez a famosa EAD – Escola de Arte Dramática. Na sua jornada pelos palcos, passou pelo Teatro de Arena e pelo Teatro dos Quatro, com interpretações marcantes. Recebeu três prêmios Moliére. Esteve na peça “Reveillon” ao lado de Sérgio Mamberti e Regina Duarte.

A primeira novela que Yara fez na TV foi “O Décimo Mandamento”, de Benedito Ruy Barbosa, levada ao ar pela Tupi em 1968, no horário das 7 da noite.  Em seguida ela atuou em “O Direito dos Filhos” e “A Pequena Orfã” na TV Excelsior; “A Última Testemunha” na TV Record; “E Nós Aonde Vamos?” na TV Tupi; “Irmãos Coragem”, “O Amor é Nosso” e “Sol de Verão”, na TV Globo; “Viver a Vida” na TV Manchete;  “Dancin Days”, “Guerra dos Sexos”, Um Sonho a Mais”, “Cambalacho” e a minissérie “Anos Dourados”, na TV Globo; a novela “Helena” na TV Manchete e sua última participação foi na novela “Fera Radical”, em 1988, na TV Globo.

No Cinema começou em 1975 no filme “O Rei da Noite”, de Hector Babenco, e depois esteve em mais sete filmes: “Parada 88,o Limite Alerta”; “A Dama do Lotação”; “Nos Embalos de Ipanema”; “Mulher Objeto”; “Prova de Fogo”, “Tropclip” e “Leila Diniz”, este em 1987.

Yara Amaral foi casada com o cineasta Luiz Fernando Goulart, com quem teve dois filhos.

A vitoriosa carreira de Yara Amaral foi interrompida no reveillon de 31 de dezembro de 1988, no fatal acidente com o barco “Bateau Mouche”, no Rio de Janeiro, aos 52 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação