PRÓ-TV


XUXA MENEGHEL


O nome de Xuxa é Maria da Graça Meneghel. Ela nasceu na cidade de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, no dia 27 de março de 1963. Moça alta, loira e muito linda, decidiu-se pela carreira de modelo. Começou em 1980. E logo foi chamada para o cinema. Em 82 fez: ” Fuscão Preto”. Em seguida fez:”Amor Estranho Amor”, filme que lhe rendeu à posteriori muita crítica, pois era um filme considerado erótico, de WalterHugo Cury, e Xuxa lutou bastante para apagá-lo de seu currículo. Logo a moça começou a ser apresentadora infantil na Rede Manchete, no Rio de Janeiro. Era 1983 e o programa era:” Clube da Criança”. Todos perceberam que ali nascia uma estrela, embora muitos dissessem que ela não gostava de crianças. A crítica logo caiu por terra e Xuxa foi convidada para a Rede Globo de Televisão, de onde nunca mais saiu. E ali foi chamada de ” Rainha dos Baixinhos” e mais tarde de” Nossa Rainha”. O programa na Globo era o : ” Xou da Xuxa”, que até 1992 foi líder de audiência. O programa tinha as Paquitas, que acabaram ficando famosas e muitas fazendo carreira solo e com os animadores: Praga, Xuxo, Moderninho, Frentinha, Pimpo.

Xuxa começou a gravar discos e eles estouraram na praça. Os sete discos do programa “Xou da Xuxa” venderam, somente no Brasil, mais de 18 milhões de cópias. Xuxa começou também a participar de filmes infantis. Fez quase 20 filmes. O primeiro dessa fase foi: ” O Trapalhão na Arca de Noé”, que teve cerca de 3 milhões de espectadores. Outros filmes foram: ” Os Trapalhões e o Mágico de Orós”; “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”;” Super Xuxa contra o Baixo Astral”; “A Princesa Xuxa e os Trapalhões”; “Lua de Cristal”; “O Mistério de Robin Hood”; “Sonho de Verão”; “Gaúcho Negro”; “Xuxa Requebra”; “Xuxa Popstar”;”Xuxa Abracadabra”;”Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida”; “Xuxa e Guto contra os Monstros do Espaço”;”Xuxa Gêmeas”; “Xuxa em Sonho de Menina” e “Xuxa em O Mistério da Feiruinha”, de 2009.

Isso somado e mais produtos comerciais fizeram Xuxa se tornar uma das artistas mais ricas do mundo e ela apareceu na lista da Revista Forbes, em 1991, em 37º lugar, com um faturamento anual de 19 milhões de dólares. Ela também foi sócia do título de capitalização Papa Tudo, concorrente do Telesena de Silvio Santos. Atualmente a fortuna pessoal de Xuxa chega a 700 milhões de reais.

Xuxa teve um caso de amor intenso com o ator Luciano Zafir, e com ele teve a filha Sasha. Quando do parto de sua filha, a TV Globo dedicou mais de 10 minutos do Jornal Nacional sobre o acontecimento, o que foi alvo de muita crítica em todo o Brasil. Mas a garotinha continuou até hoje, a ser motivo de muita reportagem .

Xuxa ganhou dois prêmios Grammy Latino, com a série de discos:”Xó Para Baixinhos”. e então ela assinou contrato com a Warner Bross do Brasil, para distribuição de seus filmes em cinema e home-vídeo. Em 1999, Xuxa ganhou o prêmio máximo no Festival Internacional da Canção em Viña del Mar.

Entre 2005 e 2014, Xuxa fez o programa:” TV Xuxa”, sempre na Rede Globo, primeiramente nas manhãs de sábado, e depois de 2011, foi transferida para o horário vespertino. Além disso, Xuxa apresentou um especial, todos os Natais, entre 1987 e 2010.

Em 2012, esteve em um dos episódios da série “As Brasileiras”.

Depois de ficar afastada da televisão por 1 ano, Xuxa rescindiu contrato com a Globo e em fevereiro de 2015 foi oficialmente anunciada pela TV Record.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais