PRÓ-TV


XANDÓ BATISTA


O ator Xandó Batista nasceu na cidade de São Paulo, em 1920. Foi ator de teatro, televisão e principalmente cinema. E foi também dublador importante.

Seu trabalho artístico começou em cinema, em 1951, quando participou do filme: ” Ângela”. No mesmo ano fez o filme: ” Suzana e o Presidente”. Em 52, fez: ” Tico-Tico no Fubá” , ” Sai da Frente”, ” Apassionata” e “Nadando em Dinheiro”.Em 53, fez: ” Luz Apagada” e ” Uma Pulga na Balança”. Em 54: ” Candinho”. Em 57: ” Rebelião em Vila Rica”. Em 62: ” O Preço da Vitória” e ” O Vigilante Rodoviário”. Em 63: ” Mord In Rio”.Em 64: ” Satan Mit Den Roten Haaren, Der”. Em 65: ” O Beijo”. Em 67: ” O Corinthiano”. Em 70: “Marcado Para o Perigo”.Em 73: ” A Pequena Orfã”. Em 74: ” Trote de Sádicos”.Em 75: ” O Sexualista” , ” A Casa das Tentações”, ” O Predileto” e ” Efigênia Dá Tudo o Que Tem”.Em 76: ” Tiradentes, o Mártir da Independência”, ” Já Não se Faz Amor Como Antigamente”,” Fruto Proibido” e ” Chão Bruto”. Em 77: ” O Seminarista” e ” Contos Eróticos”. Em 78: ” A Noite Dos Duros”. Em 79: ” Os Amantes da Chuva”,” A Noite dos Imorais” , ” Histórias que nossas Babás Não Contavam” e ” Sexo Selvagem”. Em 80: ” O Gosto do Pecado” . E em 82: ” O Homem do Pau Brasil”. Ao todo, Xandó Batista participou de 36 filmes .

Em televisão, Xandó Batista começou a atuar em 1961, quando atuou no filme , que foi para a televisão: ” Vigilante Rodoviário”. Em 69, fez na Bandeirantes: ” O Bolha”. Em 71: ” Meu Pedacinho de Chão”, que foi pela TV Cultura e pela TV Globo. Em 72, fez: ” Vitória Bonelli”, na TV Tupi. Ficou vários anos nessa emissora e fez em 74: ” Ídolo de Pano”. Em 75:” O Velho,o Menino e o Burro”. Em 76: ” Os Apóstolos de Judas”.Em 78: ” O Direito de Nascer”. Em 1982, fez na TV Bandeirantes: ” Renúncia”. No mesmo ano, na TV Cultura: ” O Coronel e o Lobisomem”. E ainda em 82, na Cultura: ” Paiol Velho”. Em 83, na Band: ” Braço de Ferro”. Em 84, no SBT: “Meus Filhos, Minha Vida”. Em 84: “Chapadão do Bugre”, na Band. Em 1990, passou para a TV Manchete: “O Canto das Sereias” e ” A História de Ana Raio e Zé Trovão”.

No teatro , Xandó Batista, fez: ” Eles Não Usam Black-Tie”,” Chapetuba Futebol Clube” e ” Solness, o Costrutor”.

Como dublador, suas principais atuações foram como Dr Bellows, na série ” Jeannie É Um Gênio” e Abner, em ” A Feiticeira”.

Xandó Batista , em 1977,ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação no filme: ” O Predileto”. Além de bom ator, ele era também considerado ótimo profissional.

Xandó Batista foi casado duas vezes. Na primeira com a grande atriz Léa Camargo.E depois com a atriz Celeste e eles tiveram dois filhos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais