MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WOLNEY DE ASSIS


Wolney Lentino de Assis nasceu na capital gaúcha, Porto Alegre em 24 de agosto de 1937.

Formado em teatro pelas pioneiras turmas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, veio para São Paulo, nos anos 1960, para trabalhar no Teatro Oficina e depois no Teatro de Arena.

Em 1961 casa-se com a atriz Berta Zemel e faz alguns trabalhos também na Televisão, como o “Teatro Nove” na TV Excelsior e teleteatros na TV Tupi.

No Cinema atuou com destaque no filme “Os Matadores” de Beto Brant em 1997 e depois fez uma participação especial na minissérie “A Presença de Anita“, na TV Globo, uma obra de Manoel Carlos, baseado no romance de Mario Donato, com direção de Ricardo Waddington.

Atuou em importantes espetáculos como “Chá e Simpatia”; “Esta Noite Improvisamos”; “Quarto de Despejo” e “Quando Despertamos Entre os Mortos”. Dirigiu várias peças teatrais e pertenceu à Comissão do Programa de Fomento ao Teatro da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, em 2004.

Em  2014, ingressou na Diretoria do SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo), sendo um de seus diretores até o seu falecimento.

Wolney de Assis faleceu em 6 de dezembro de 2015, na cidade de São Paulo, aos 78 anos de idade, vitimado por um câncer de pulmão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação