MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILZA CARLA


Wilza Carla Pereira da Silva nasceu na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1935.

Ela foi atriz, vedete, modelo e humorista. Sua carreira começou como vedete de teatro, no tempo dos teatros de revista, em 1956.  A partir de 1960, foi uma presença constante e campeã nos concursos de fantasias de Carnaval no Rio de Janeiro.

Estreou no Cinema em 1957, em “Tem Boi na Linha”, e depois vieram “Minha Sogra é da Polícia”; “As Aventuras de Chico Valente”; “Macunaíma”; “O Rei da Pilantragem” e “O Impossível Acontece”. A partir do final dos anos 1960, ela engordou bastante e passou a ser presença constante nas pornochanchadas nacionais como a “gordinha sensual”.

Atuou ainda em “Os Herdeiros”; “Os Monstros de Babaloo”; “Ipanema Toda Nua”; “Ainda Agarro Esta Vizinha”; “Guerra Conjugal”; “As Cangaceiras Eróticas”; “Seu Florindo e Suas Duas Mulheres”; “Um Soutien para o Papai”; “As Massagistas Profissionais” e “O Rei da Boca”.

Na Televisão ela foi jurada de vários programas de auditório e fez também novelas, estreando em um pequeno papel em “Assim na Terra Como no Céu” em 1970, na TV Globo. Em seguida atuou em “Jerônimo, o Herói do Sertão”, em 1972, na TV Tupi e em “Saramandaia”, em que fez Dona Redonda, na Rede Globo, em 1976. Também fez uma participação especial na novela “Cambalacho” em 1986; na novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão“, em 1990, na extinta Rede Manchete de Televisão, e na minissérie “O Portador” na TV Globo.

Wilza Carla era diabética, e, no final da vida, sofria de Mal de Alzheimer. A atriz faleceu em São Paulo, em 18 de junho de 2011, mas seu corpo foi transladado para o Rio de Janeiro e foi enterrada no Cemitério de Caju, aos 74 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação