MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILSON VIANA


Wilson Vasconcelos Vianna nasceu no dia 27 de fevereiro de 1928, no Rio de Janeiro.

Estudou Direito e tornou-se delegado de polícia. Mas sentiu vocação para a arte de interpretar e foi escolhido para representar o Capitão Aza, na Televisão. Esse personagem foi criado em setembro de 1966, durante a ditadura militar. Era uma homenagem a um falecido herói da FAB, chamado Capitão Azambuja. Usava uniforme aeronáutico e um famoso capacete de piloto com um A de Azambuja.

O Capitão Aza foi criado para vencer um programa concorrente da TV Globo. Foi ao ar pela TV Tupi do Rio de Janeiro por 14 anos consecutivos e fazia a alegria da criançada da época. Ele dava dava bons conselhos aos jovens e crianças e isso agradava aos pais. Havia participação das crianças no programa e as melhores ganhavam de prêmio cadernetas de poupança.Wilson Viana levava muito a sério o seu papel, tanto que visitava uma média de 100 escolas por ano.

Era um verdadeiro herói infantil e se formou o Clube do Capitão Aza. Verdadeiro sucesso nacional. Wilson Viana, porém, era um ator e apareceu em mais de 20 filmes, entre eles, “Amei um Bicheiro”; “Curuçu, o Terror do Amazonas”; “Love Slaves of the Amazonas”; “Atrapalhando a Suate” e “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz”, os dois últimos ao lado de Renato Aragão e Dedé Santana.

No terceiro infarto, quando estava em viagem de recreio com sua esposa, filho e nora, Wilson Viana não resistiu e faleceu em 3 de maio de 2003. Estava com 75 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação