MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILSON AGUIAR FILHO


Wilson Aguiar Filho nasceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de dezembro de 1951.

Era filho do veterano ator Wilson Aguiar e primo irmão da novelista Glória Pérez. Formou-se em jornalismo, foi repórter e escreveu histórias em quadrinhos para a Rio Gráfica Editora antes de entrar para a televisão.

Começou como roteirista de TV na Globo em 1978, no seriado de humor “Kika & Xuxu”, ao lado de Luís Fernando Veríssimo e Juarez Machado. No ano seguinte escreveu sua primeira novela, “Memórias de Amor”; adaptando “O Ateneu”, de Raul Pompéia, para o horário das seis da Globo.

Em seguida, em 1980, fez a novela “Marina”. Novo avanço aconteceu em 1981 quando assinou sua primeira novela das sete na TV Globo, “O Amor é Nosso”.

Em 1982, recebeu uma proposta e fechou contrato com a TV Bandeirantes para terminar a novela “Os Imigrantes”, criada por Benedito Ruy Barbosa, que não queria fazer a continuação e a solução da emissora foi chamar um novo autor para a trama. Wilson, em parceria com Renata Pallottini, seguiu com a novela que recebeu o nome de “Os Imigrantes – Terceira Geração”. Para a emissora paulista  escreveu ainda a última novela daquela fase, “Maçã do Amor”, de 1983.

Em 1984, contratado pela recém-inaugurada Rede Manchete escreveu a primeira produção da casa, a minissérie “Marquesa de Santos”. Dois anos depois assinou o primeiro grande sucesso da emissora em novelas, “Dona Beija”. Escreveu em seguida “A Rainha da Vida”, minissérie com Florinda Bolkan, e criou o argumento para a novela “Olho por Olho”, realizada em 1988.

Voltou para a TV Globo e trabalhando com Walter Avancini escreveu as minisséries “Abolição” e “República”. Novamente na TV Manchete, em 1987, com Leila Míccolis escreveu os últimos capítulos de “Corpo Santo”, novela de José Louzeiro. Dois anos depois, em 1989, Wilson Aguiar Filho foi o responsável por novo sucesso da Manchete, “Kananga do Japão“.

No dia 23 de agosto de 1991, Wilson Aguiar Filho faleceu, vitima de uma broncopneumonia, no Rio de Janeiro. Estava apenas com 39 anos.

 

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação