MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILMA BENTIVEGNA


Wilma Bentivegna nasceu em São Paulo, em 17 de julho de 1929.

De estatura baixa, sempre pareceu uma menina. Começou cantando no programa “Clube do Papai Noel”, de Homero Silva, na Rádio Difusora. Depois passou a atuar em radioteatro na Rádio Tupi, sob direção de Otávio Gabus Mendes e na Rádio Difusora, com Oduvaldo Viana. Fazia papeis infantis, pois sua voz também era de menina. Foi a caçula da “Caravana da Alegria”, que viajou por várias cidades do interior de São Paulo. Wilma Bentivegna atuou já no primeiro dia da TV Tupi, cantando junto com o grupo musical “Garotos Vocalistas”.

Cantava muito bem e sua afinação conquistava todos os que a ouviam. Como atriz fez “TV de Vanguarda” (TV Tupi) e “Teledrama Três Leões” (TV Paulista). Foi apresentadora de “O Mundo é das Mulheres”, ao lado de Hebe Camargo, Lourdes Rocha e Eloísa Mafalda. Mas seu grande sucesso foi mesmo a música. Gravou, entre outras, “Hino ao Amor” e “Marcelino, Pão e Vinho”.

Hino ao Amor” foi lançado pela cantora, no teleteatro “Um Filho Para Sua Alteza”, exibido  no “Teledrama Três Leões”.

Wilma Bentivegna também se apresentou em circos no começo da carreira, e no Cinema atuou em “Chuva de Estrelas” em 1949.

Na Televisão ela participou como atriz das novelas “O Segredo de Ana Maria” em 1965 e de “O Tirano“, em 1966, na TV Cultura.

Para ficar mais próxima da mãe ela resolveu mudar para Suzano, cidade próxima à capital, e passou a trabalhar na Prefeitura da cidade. 

A cantora e atriz Wilma Bentivegna faleceu de insuficiência respiratória em 2 de julho de 2015, aos 86 anos de idade, na cidade de Mogi das Cruzes.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação