MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILLIAM BONNER


William Bonemer Junior é o nome completode William Bonner. Ele nasceu na cidade de Ribeirão Preto, interior deSão Paulo, em 16 de novembro de 1963. Moço inteligente e bonito, estudouComunicaçào Social , na USP, Universidade de São Paulo e formou-se. Seucurso tinha ênfase em Propaganda e Publicidade. Ao formar-se, ele apresentou otrabalho:”Agência da Casa- O Espelho de Vênus”. Foi orientadopela professora Doutora Sandra Maria Ribeiro de Souza. Em 1983, Bonnercomeçou sua vida profissional, como redator publicitário. Trabalhou naagência paulista Mass. Em 1984, foi para a Rádio USP FM, como locutor.Percebeu que tinha voz muito boa, e nunca mais deixou o microfone. Foiinclusive radioator, entre 1984 a 1986.

Em 1985, começou a trabalhar emtelevisão. Seu início foi na Rede Bandeirantes de Televisão, para onde foiapós passar em um teste, Foi ser locutor e apresentador. Mas em junho de1986 foi convidado pela Rede Globo, para fazer parte de seus quadros e mudou decanal. Começou já como apresentador e editor do Jornal SPTV – 2ª edição. Noano seguinte ficou à frente também do “Globo Rural”. Saiu-se muitobem, marcando por sua voz, sua ótima dicção, seu profissionalismo e suasimpatia. Bonner cobriu as férias do colega Marcos Hummel e agradou. Ele chegouentão para ficar.

Em 1988, foi parao:”Fantástico”, famoso e longevo programa a da Globo, que é chamadode Revista Eletrônica. E no “Fantástico”ele ficou até 1991.Foi quando William Bonner transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde resideaté hoje. Em princípio foi para o “Jornal daGlobo”, que acontece nos finais de noite. Aí ficou de 1989 a 1992.Atuava ao lado de Fátima Bernardes. Em 1993 passou a apresentar e editar o”Jornal Hoje”, onde ficou até 1996. Em 1996 passou para o”Jornal Nacional”, onde é locutor e editor-chefe, responsável desdea pauta até a apresentação final. E ele apresentou o jornal, ao lado de sua esposa Fátima Bernardes até dezembro de 2011, quando Fátima deixou a atração para comandar um programa solo de entretenimento, sendo substituída pela jornalista Patrícia Poeta, então no dominical “Fantástico”.

À frente do “Jornal Nacional”,William Bonner tem sempre feito coberturas importantes. Foi quem fez ascoberturas da Guerra do Golfo, o fim da URSS,o processo de impeachment deFernando Collor de Mello. Fez a cobertura dos acidentes de Ayrton Senna edos Mamonas Assassinas . Coube a ele também a cobertura do atentado às torresdo Word Trade Certer, em Nova York. Essa cobertura ficou sete horas no ar.Por essa cobertura ,a TV Globo concorreu ao Prêmio Emmy Internacional,ficando entre as quatro emissoras finalistas. Também o Jornal Nacional, sob aedição e direção de Bonner, destacou-se nas últimas eleições brasileiras,quando levou à bancada, os candidatos à presidência do Brasil. E o jornalistaapresentou o JN, direto de São Paulo, entrevistando Luiz Inácio Lula daSilva, quando eleito, sentado a seu lado na bancada.Em 2005, William Bonnerviajou à Itália para acompanhar a morte do Papa João Paulo II. E estevedurante dias, em frente à Basílica de São Pedro.

Em 2002 e em 2005, William Bonnerfoi eleito o Melhor Apresentador de Telejornal pela Associação dos Críticosde Arte e ganhou o prêmio Qualidade Brasil,respectivamente.

Ele se casou com a jornalista FátimaBernardes, em 17 de fevereiro de 1995. E eles têm três filhos gêmeos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação