MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WASHINGTON NOVAES


O nome completo do jornalista Washington Novaes é Washington Luís Borges Novaes. Nasceu na cidade de Vargem Grande do Sul, cidade do interior de São Paulo, em 3 de junho de 1934. Ele é filho de Henrique Brito Novaes, professor e político local e de dona Arlinda Rodrigues Novaes, costureira, espanhola de nascimento. De seus pais herdou profundo sentido ético de vida. De sua mãe, diz ele, herdou a obsessão pelo trabalho. Arlinda só parou de trabalhar aos 90 anos. Washington Novaes começou a trabalhar cedo e sempre foi interessado pelostemas: meio ambiente e cultura indígena. Mas mudou-se para São Paulo e cursou Direito , na Faculdade do largo de São Francisco.Chegou a montar banca de advogado, mas percebeu que preferia a carreira jornalística.

Foi repórter, diretor, editor e colunista das principais publicações brasileiras, entre as quais: Veja, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Última Hora , Visão, Correio da Manhã, O Jornal, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil.

Em televisão, também atuou como editor e comentarista das principais emissoras e redes: Rede Globo, Rede Manchete, TV Rio,TV Gazeta, Rede Bandeirantes, TV Brasil Central e outras.Foi também produtor independente de televisão.

Foi secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal , de 1991 a 1992. E é Consultor da Área Ambiental.

Com o seu trabalho, Washington conquistou inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

Entre os nacionais: Prêmio Golfinho de Ouro, em 1988, da Secretaria de Cultura do Rio; Prêmio Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente, em 1992, por artigos sobre a Eco-92- publicados no Jornal do Brasil; Prêmio da Câmara Americana de Comércio, em 2001, pelo documentário: ” Biodiversidade- Primeiro Mundo É Aqui”; Prêmio Embratel- 2003, pelo documentário: ” A Década da Aflição”, feito na TV Cultura de São Paulo; Prêmio Professor de Azevedo Netto, em 2004, dado pela Associação Paulista Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Entre os Internacionais. Medalha de prata no festival de Cinema e TV de Nova Iorque, em 1982, pela direção do documentário: ” Amazonas, a Pátria e a Àgua”; Medalha de ouro no Festival Internacional de TV de Seul, Coréia do Sul, em 1985, pela série: ” Xingu- A Terra Mágica”; Sala especial na Bienal de Veneza, em 1986, para a série: ” Xingu- A Terra Mágica”.; Medalha de ouro no Festival de Cinema de TV de Havana, Cuba, em 1990, pela série: ” Xingu- A Terra Mágica”; Prêmio Rei de Espanha de Imprensa, em 1990, pela série de artigos : ” A Amazônia e o Futuro da Humanidade”; ” Melhor Filme na categoria ” Educação Ambiental”, no 8º Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente, na cidade de Seia, Portugal, com o documentário: “Primeiro Mundo É Aqui”, em 2002.; Prêmio Unesco de Meio Ambiente, em 2004.

O jornalista escreveu inúmeros livros. Escreveu: ” Xingu, Uma Flecha no Coração”; ” A Quem Pertence a Comunicação”; ” Xingu”; ” A Terra Pede Água”, ” A Década do Impasse”.

Escreveu também ,em parceria com vários outros escritores. ” Irã, Força de Um Povo e Sua Religião”; ” TV Ao Vivo”; ” Hélio Pellegrino”; ” Informação e Poder”; “Índios do Brasil; ” Meio Ambiente do Século 21″; ” Brasil em Questão- a Universidade e a Eleição Presidencial”, ” Saúde nos Grande Conglomerados Urbanos- Uma Visão Integrada”.

Com a televisão, teve vários momentos de forte integração. Em 1977, entrou na Rede Globo, ajudou a estruturar o : ” Globo Repórter”, e a torná-lo um dos maiores programas brasileiros. Foi nessa época que Washington tomou contato com os povos indígenas. Em 1980, fez o documentário: “Amazonas, a Pátria da Água”. E foi quando ele viajou pela primeira vez para o Xingu. Ele retornaria ao Xingu, quando fez a série: “Quarup- Adeus ao Chefe Malakutauá” E voltaria mais uma vez , com a colaboração da TV Cultura, quando fez nova série sobre aqueles povos . Também foi a TV Cultura quem o enviou à África do Sul, em 2002, para participar da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável .

Washington casou-se duas vezes. A primeira vez com Maria do Carmo Camargo Pascoal e eles tiveram os filhos Marcelo e Guilherme. Da segunda vez com a jornalista Virgínia Augusta e também tiveram dois filhos: Pedro e João Henrique. Ele e a família passaram a viver em Goiânia, onde até hoje estão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação