MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WANDI DORATIOTTO


Wandy Doratiotto nasceu na capital paulista, em 5 de junho de 1953. Ele é ator, apresentador de televisão, compositor e músico. Atua em televisão, em teatro, grava discos , faz cinema , atua em rádio, e já fez comerciais de TV.

Quando jovem, fez o curso de “ Música e Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo”. Ele nasceu em família de músicos. O pai tocava cavaquinho e violão. A mãe , ao lado da irmã, cantava em dupla sertaneja.

Em rádio:

Wandi apresentou- se em rádio, nos programas: ‘ Quase Lindo”, na Rádio USP FM3, e “ Múltipla Escolha”, na Rádio Musical FM. Em 1976, Wandi tornou-se integrante do grupo” Premeditando o Breque”, com o qual gravou seis discos. E eles fizeram excursões em todo o Brasil.

Em televisão:

Wandi foi ator na novela: “ Kananga do Japão”, na TV Manchete de São Paulo, em 1989. Nessa emissora ele também escreveu e atuou no programa: “ Nas Ondas do Rádio”. Em 1990 passou para a TV Cultura e fez o programa: “ Rá-Tim-Bum”. Aí ficou bastante tempo e em 1995 fez o programa: “ Castelo Rá-Tim-Bum”. O ator e produtor também fez na TV Cultura o programa: “ Bem Brasil”, de 1991 a 2008.

Wandi passou também para a Rede Globo. Ali fez vários episódios dos seriados: “ Retrato Falado”, de Denise Fraga, que ia dentro do “ Fantástico”. Participou de “ Sandy e Junior”, “ A Diarista”, “ A Grande Família”, em 2009 , fez: “ Som e Fúria”; em 2011: “ Divã” e “ A Mulher Invisìvel” Em 2012, fez a bela novela: “ Avenida Brasil” e em 2013, a novela de Maria Adelaide Amaral: “ Sangue Bom”.

Em teatro:

Fez o espetáculo: “ A Estrambólica Aventura da Música Caipira”. Desde 2003, está na peça: “ Não Mexe Com Quem Ta Quietinho”, que é uma colagem de esquetes humorísticos e música.

Em cinema:

Wandi começou a atuar em cinema em 1995, no filme: “ Sábado”. Em 1997 fez: “ Ed Mort”. Em 98: “ Boleiros”. Em 2000: “ Os Três Zuretas”; Em 2002:” O Príncipe”. Em 2006: “ Boleiros 2”. E em 2007: “ O Signo da Cidade”.

Como escritor:

Em 2006, Wandi escreveu o livro: “ Haicais”, pela Editora Papagaio.

Em propaganda:

Ele já fez muitos comerciais, mas o principal deles é aquele em que fala: “ Não É Assim uma Brastemp!”.

CDs:

Seu 1º CD solo foi : “ Pronto”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação